Acumulado ficou em 36,6 milímetros, sendo que o esperado era 29,6 mm. Das cinco represas que abastecem a região, nenhuma teve um volume operacional maior do que o registrado em agosto de 2023. Represa do Rio Jundiaí, em Taiaçupeba, integrante do Sistema Produtor Alto Tietê
José Antônio de Assis/TV Diário
O volume de chuva registrado nas represas do Sistema Produtor Alto Tietê (Spat) em agosto de 2024 ficou acima da média histórica. Segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o acumulado ficou em 36,6 milímetros, 123% maior que a média histórica, que é 29,6 mm.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Este é um cenário que se repete pelo terceiro ano seguido. Desde o início da série histórica, a média do mês já foi superada 12 vezes e em outra oito vezes ficou abaixo do esperado. (veja o gráfico abaixo)
O balanço da Sabesp ainda indica que o volume de chuva registrado em agosto deste ano teve uma queda de 10% comparando com o mesmo período de 2023, em que foram registrados 40,7 milímetros.
Volume operacional
O Sistema Produtor Alto Tietê (Spat) fechou o mês operando com 53,2% da capacidade. Das cinco represas que abastecem a região, nenhuma delas teve um volume operacional maior do que o registrado em junho de 2023.
Volume operacional das represas no Alto Tietê
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê
Volume de chuva em agosto deste ano é 123% maior que a média histórica no Sistema Alto Tietê
Adicionar aos favoritos o Link permanente.