Niterra do Brasil relembra a história nos 464 anos de Mogi das Cruzes

Com o aniversário da cidade de Mogi das Cruzes, dia 01 de setembro, impossível não relembrar da trajetória da Niterra do Brasil na cidade.

Por anos, a multinacional criada em Nagoya, no Japão, foi reconhecida por fabricar peças para o mercado automotivo com as marcas NGK e NTK, oferecendo produtos de ignição e sensores, essenciais para o sucesso da empresa.

Chegamos por aqui em 1959, depois de uma pesquisa extensa de novos mercados externos para aumentar a rentabilidade e os canais de venda fora do Japão, dando início à expansão mundial.

A facilidade de encontrar descendentes de japoneses na cidade de Mogi das Cruzes ajudou na escolha para implementação da fábrica na cidade, já que isso facilitaria a comunicação com os primeiros colaboradores que vieram do Japão.

No início, a fábrica ficava na área central da cidade, na faixa de terreno onde está agora o Terminal Central de Ônibus. Agora, todo processo está concentrado no bairro de Cocuera, onde os mais de 1,2 mil colaboradores se dedicam diariamente, sendo a grande maioria deles moradores de Mogi.

Construção da estrutura da empresa no bairro do Cocuera, em Mogi das Cruzes | Arquivo Niterra
Construção da empresa no bairro do Cocuera, em Mogi das Cruzes | Arquivo Niterra

Desde 2023, a empresa passou a se chamar Niterra, após uma mudança global para expandir suas novas áreas de atuação para Agronegócio, Comunicação, Meio Ambiente & Energia, Mobilidade e Saúde.

A evolução da Niterra é paralela ao crescimento e desenvolvimento de Mogi das Cruzes, e a empresa mantém o foco no crescimento da sociedade e mão de obra da região, com projetos sociais e culturais para jovens como o Oficina dos Sonhos, que oferece a capacitação em solda por meio da arte com o metal; o E-FUTEBOLDERUA, que promove a inclusão digital através do esporte, cultura e tecnologia; e o Curso de Operadora de Produção Industrial, ministrado pelo SENAI, que contou com uma escola móvel dentro do estacionamento da empresa, com o objetivo de fortalecer e ampliar as oportunidades de carreira operacional feminina e capacitar tecnicamente as mulheres que trabalham na produção, para que possam almejar cargos de maior responsabilidade dentro da estrutura.

Além disso, a empresa investe em tecnologias sustentáveis, buscando sempre reduzir seu impacto ambiental e promover práticas de produção mais responsáveis. A Niterra do Brasil conta com o maior painel fotovoltaico do Alto Tietê, que reduz em 17% o uso de energia da fábrica e o tratamento de efluentes industriais, que recicla cerca de 70% da água utilizada por meio de uma estação de tratamento de efluente interna.

Para a Niterra do Brasil, é um orgulho enorme estar em Mogi das Cruzes. Essa história representa a união de tradição, qualidade e a inovação para descobrir e desenvolver novas ideias para gerar o impacto positivo no mundo.

Conheça mais da Niterra do Brasil, acesse o site da empresa.

O post Niterra do Brasil relembra a história nos 464 anos de Mogi das Cruzes apareceu primeiro em O Diário de Mogi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.