‘Viver isso foi incrível, um sonho realizado’, diz mogiano que foi ao primeiro jogo da NFL no Brasil

Na última sexta-feira (6), a National Football League (NFL) realizou o primeiro jogo oficial da liga em solo brasileiro, entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, na Neo Química Arena, em Itaquera, São Paulo. Para vivenciar essa história de perto, dois mogianos conseguiram vencer a disputa por ingressos, vivenciaram essa experiência memorável de perto e contam detalhes da vitória dos Eagles por 34 a 29.

A maior liga de futebol americano do mundo anunciou ainda no primeiro semestre o confronto entre Green Bay Packers e Eagles no Brasil. Cerca de 40 mil ingressos foram colocados a venda a partir do dia 10 de junho. O mogiano Eduardo Vidal (19), torcedor dos Eagles desde 2017, foi um dos “sortudos” e conseguiu garantir o ingresso para ver o time do coração.

Vidal tentou comparar o que viveu em outros eventos esportivos, mas diz que não consegue. “Já fui em jogos lotados, como de Libertadores do Palmeiras, clássico contra Palmeiras e São Paulo, Mogi Basquete, mas nunca vi nada igual. Surreal. Eu chorei três vezes, no jogo, no trem e em casa. Eu estava muito feliz, foi uma experiência única, muito diferente”, diz Eduardo Vidal.

“Viver isso foi incrível, um sonho realizado. Parecia que eu estava em um filme. A gente estava rodeado por americanos, todo mundo falando em inglês, se abraçando nos touchdowns, nas interceptações. Para mim que começou a pegar gosto pelo esporte, ter essa oportunidade foi sensacional”, comemora Vidal.

Neo Química Arena recebe primeiro jogo da NFL no Brasil | Eduardo Vidal.
Neo Química Arena recebe primeiro jogo da NFL no Brasil | Eduardo Vidal.

Outro mogiano também realizou o sonho de assistir a partida. O engenheiro Murad Daglawi (29) é torcedor do Atlanta Falcons, e assim como ele, muitos torcedores de outras franquias não queriam perder a oportunidade de estar no primeiro jogo do país. “A atmosfera era absurda. Eu não imaginava o tanto de gente que se interessava por futebol americano como vi no dia do jogo do Brasil. Apesar do jogo ser entre os Packers e os Eagles, tinha camisa de tudo quanto é time. Eu imaginei que veria muitas camisas do Tom Brady (risos), mas vi de jogadores como Eli Manning e Peyton Manning. De time, a que eu mais vi foram as camisas do Denver Broncos”, conta Daglawi.

No Brasil, quando o assunto é esporte, sabemos que a rivalidade entre alguns clubes de futebol é ferrenha e não permite um clima amistoso nos estádios. No futebol americano, isso foi diferente. “A nação do futebol americano não tem a mesma rivalidade que temos no futebol brasileiro. Tinha torcedores de todos os times, um sentado do lado do outro, você via todo mundo em um clima bem amistoso, em prol do show. Eu estava torcendo pelo Green Bay Packers, ao meu lado, estavam vários torcedores americanos dos Eagles e nós brincávamos um com o outro o tempo inteiro, foi muito legal”, lembra.

Hino do Brasil e dos Estados Unidos foram cantados com as bandeiras no gramado | Murad Daglawi.

Questionado sobre a possibilidade de ir a outros jogos da NFL no Brasil, Daglawi nem titubeou. “Isso abre portas para eventos de maior porte, o Brasil consome muito futebol americano. Até mesmo para que ocorra em outros estados. Tinha pessoas do Paraná, de Salvador, do Rio Grande do Sul, que vieram para São Paulo para ter a experiência do primeiro jogo. Foi magnífico, se tiver outro eu vou de novo”, afirma.

O sucesso da NFL ao redor do mundo

A NFL é a maior liga de futebol americano do mundo. Nos EUA, o “football” é o esporte mais popular e de maior audiência dos Estados Unidos. Sendo responsável por todas as 10 maiores transmissões televisivas dos EUA de 2023, por exemplo.

Com tamanho sucesso, a liga “furou a bolha” e também tem excelentes números ao redor do mundo. O Brasil é o segundo país que mais consome o esporte fora os EUA, atrás apenas do México. O que justifica a escolha do país para receber um jogo da liga.

Segundo dados do Sponsorlink – pesquisa do IBOPE Repucom sobre os hábitos, perfil, atitudes, consumo de meios e comportamento de compra entre fãs de esportes -, a modalidade vive atualmente o melhor momento em volume de fãs em toda a série histórica.

A pesquisa diz que 35% da população brasileira se declara Fã de Futebol Americano (interessados + muito interessados), o que corresponde a 41 milhões de brasileiros conectados. A evolução simboliza 310% de aumento no volume de indivíduos frente a 2014, ou seja, o esporte conquistou 31 milhões de novos fãs brasileiros nos últimos dez anos. No primeiro jogo do Brasil, a Neo Química Arena registrou o público recorde 47.236 pessoas.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Corinthians (@corinthians)

O post ‘Viver isso foi incrível, um sonho realizado’, diz mogiano que foi ao primeiro jogo da NFL no Brasil apareceu primeiro em O Diário de Mogi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.