Dia do Ortopedista: Força-tarefa de ortopedistas do Imot garante sucesso em cirurgia de paciente com múltiplas fraturas

Quando a jovem Lívia Rodrigues Lourenço deu entrada no Hospital Ipiranga com múltiplas fraturas, a preocupação da família era de oferecer o melhor tratamento para o quadro de saúde sensível que era tinha. Médicos amigos da família orientaram a família de que o melhor seria deixar Livia sob os cuidados da equipe do Imot, responsável pela Ortopedia e Traumatologia no Hospital Ipiranga.

Com o quadro avaliado, o diagnóstico apontava para fratura em uma das pernas, uma canela, o quadril em vários pontos, três costelas e clavícula. Três dias após o acidente, quatro ortopedistas do Imot operaram Lívia ao mesmo tempo na unidade, em uma força-tarefa. Foram eles: Fernando Abdalla e Ricardo Mercaldi Rodrigues, especialistas em cirurgia de quadril, Marcos Antonio Nali, especialista em Cirurgia de Joelho e Flávio Samea, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo.

A cirurgia durou algumas horas. Durante três meses ficou de cama, com avaliações semanais no Imot. Na primeira delas, Lívia foi atendida na maca da ambulância, porque não tinha condições de entrar no carro.

Lívia hoje é graduada em muay thai | Arquivo pessoal
Lívia hoje é graduada em muay thai | Arquivo pessoal

Depois desse período, precisou de fisioterapia para reaprender a andar e ganhar firmeza nas pernas. Seis meses depois do acidente, ela estava recuperada. Para celebrar, ganhou da irmã uma viagem para Machu Picchu, no Peru. O destino é conhecido pelas montanhas a desbravar. Neste Dia do Ortopedista, os relatos de quem vivenciou a situação.

“Quando eu acordei da cirurgia, eu estava cheia de gases no meu quadril. Eu não tinha noção de que eu tinha sido operada. O doutor Fernando entrou no quarto com os meus pais e pediu para eu mexer o dedão. Quando eu mexi, ele me disse que essa poderia ter sido a única sequela, mas que não havia nada, então. A cirurgia foi um sucesso. Hoje eu sou graduada em muay thai, sigo a minha vida normalmente”

“Eu lembro que toda a equipe era muito solícita. A gente estava muito preocupado com o que iria acontecer. O doutor Fernando dizia para ficarmos tranquilos, que a situação estava sendo conduzida pelos melhores médicos. Então eu lembro muito desse cuidado com a gente também”. Marina Rodrigues Lourenço, irmã da Lívia.

A equipe do Imot é responsável pelo Pronto Atendimento Ortopédico do Hospital Ipiranga de Mogi das Cruzes.

Sobre o Imot

O IMOT é um dos maiores institutos especializados em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Atualmente conta com duas unidades, nas cidades de Mogi das Cruzes e Suzano, na Grande SP, com pronto atendimento, consultas, fisioterapia, hidroterapia e diversos tratamentos especializados. O pronto atendimento funciona todos os dias na unidade mogiana, das 8h às 22h.   A unidade de Mogi conta ainda com o Imot Care, um andar inteiro pensado para tratamento e prevenção de fraturas e contusões, além de 11 especialidades médicas em diferentes áreas. Já a Imot Move Saúde é uma clínica do movimento e promoção de saúde, que atende no 2º andar do prédio. Para mais informações, acesse o site do Imot.

O post Dia do Ortopedista: Força-tarefa de ortopedistas do Imot garante sucesso em cirurgia de paciente com múltiplas fraturas apareceu primeiro em O Diário de Mogi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.