Censo do IBGE: Guararema registra maior crescimento populacional do Alto Tietê; Poá e Salesópolis apresentam queda


O Alto Tietê registrou aumento de 12,7% na população em 12 anos, segundo dados do Censo 2022 que foram divulgados nesta quarta-feira (28). Censo do IBGE: Alto Tietê tem mais de 1,6 milhão de habitantes
Guararema foi a cidade que registrou o maior crescimento populacional em todo o Alto Tietê, segundo dados do Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28). O município, que contabilizou 25.844 habitantes no Censo 2010, agora conta com 31.236 moradores, o que representa uma alta de 20,8%.
O Alto Tietê registrou aumento de 12,7% na população em 12 anos. A região tinha 1.441.760 habitantes no Censo 2010 e, agora, segundo o Censo 2022, possui 1.625.530 moradores.
Por outro lado, Poá e Salesópolis foram as únicas da região que tiveram queda na população no período. A diminuição populacional nos dois municípios é resultado da comparação dos números do Censo 2010 com o Censo 2022, este último divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28).
LEIA MAIS:
Confira a população de cada município do Alto Tietê
Censo do IBGE: Alto Tietê possui mais de 1,62 milhão de habitantes; população cresce 12,7% em 12 anos
Censo 2022 do IBGE: entenda o que é a pesquisa e por que ela é importante
Em Poá, a população passou de 106.013 pessoas em 2010 para 103.765 em 2022 (2.248 habitantes a menos), o que representa uma queda de 2,12%. Já em Salesópolis, a diminuição da população foi de 2,76%, sendo que passou de 15.635 para 15.202 pessoas (433 habitantes a menos).
Na região, Salesópolis é a cidade que tem menos habitantes, o que corresponde a 0,9% de toda a população da região, de mais de 1.625.530 de pessoas, segundo o Censo 2022. Já Poá possui a sexta maior população da região, cerca de 6,3% do total da região.
Crescimento em Guararema
O empresário Matheus Quintiliano e a farmacêutica Ana Carolina Herrera, moradores de Guarulhos, na Grande São Paulo, vão se casar em breve e escolheram Guararema para tirar as fotos do álbum de casamento.
“A gente não conhecia [a cidade]. Foi uma indicação do fotógrafo. E aí nós vimos as fotos, ficamos muito interessados. O lugar é lindo e a gente ficou muito encantado com a cidade. A cidade é muito linda. Aqui o mirante também é muito lindo. E aí a gente se interessou e viemos aqui pra fazer o ensaio fotográfico”, disse Ana Carolina.
“Se tivesse um espacinho aqui, com certeza eu viria pra cá”, contou Matheus.
Número de residências em Guararema registrou crescimento de 41,8% em 12 anos, segundo Censo 2022.
TV Diário/Reprodução
Nos últimos anos, muitas pessoas que só iam a Guararema para visitar a cidade decidiram se mudar para lá. Em 2010, a cidade tinha 10.766 casas. Já em 2022, este número aumentou para 15.286, crescimento de 41,8%.
Segundo César Romero Pontes Brito, corretor de imóveis há mais de 25 anos, depois da pandemia houve um aumento de 110% na venda de casas.
“Esses novos moradores são, normalmente, aposentados, que buscaram Guararema em função de ter um local seguro, uma logística que Guararema tem, espetacular. Em função disso aí, a segurança é o principal fator, porque Guararema é a cidade mais segura da Grande São Paulo”, explicou César.
Nas ruas de Guararema, os moradores também notaram este aumento na população.
“Tem muita gente ficando, tem muita gente vindo pra cá. Tem muita gente vindo de cidade grande pra cá porque aqui é uma cidade sossegada, mais tranquila. Povo tudo vindo pra cá, comprando chácara, vindo tudo pra chácara. Tudo correndo de cidade grande. Bom pra caramba, nós ficamos felizes, porque são mais vizinhos pra gente, mais pessoas perto da gente. A gente fica contente com isso. Melhora a economia, pra tudo”, explicou o cilindrista Kauã Santos.
“Cresceu bastante, cresceu muito. Diferente, é uma cidade tranquila, aí todo mundo vem aqui buscar refúgio, de morar em muito sítio, em muita chácara. Sou de São Paulo, da capital. Meu cunhado morava aqui, era funcionário da Sabesp, aí eu fiquei viúva e vim morar pra cá com as filhas”, disse a aposentada Francisca Furlaneto.
População de Guararema cresceu 20,8%, segundo Censo 2022
TV Diário/Reprodução
Álvaro Ribeiro e Gustavo Faria, jovens jogadores de futebol, se mudaram recentemente para a cidade. Álvaro veio de Belo Horizonte, capital mineira, há três anos.
“Eu vim com o propósito, que o time de futebol daqui me chamou pra vir. Aí eu aceitei a proposta. Eu tenho visto que, nas ruas, tem muito mais carros que circulam, tem muita gente, assim, que eu nunca vi. Tem muita gente nova”, contou Álvaro.
Já Gustavo veio de Divinópolis, cidade do interior de Minas Gerais.
“Bonita a cidade. Essas serras assim lembram muito Minas Gerais. Até me dá muita saudade da minha terra. Sobre ficar aqui, eu ainda não tenho certeza, porque eu vim aqui como teste, essas coisas. Mas espero que eu fique pra poder ajudar o time, meus companheiros, que a gente tem um campeonato semana que vem. Quero muito ficar, viver essa experiência”, disse Gustavo.
Censo 2022
O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE, sendo que a anterior foi feita em 2010. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país. A pesquisa reúne as seguintes informações:
a população de cada município;
o quanto cada cidade tem de população em relação ao estado, à região e ao país;
o número médio de moradores por residência em cada município;
a densidade demográfica de cada município.
A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo.
Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores —idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.