Ela foi reeleita prefeita da cidade neste domingo (6), com 55,75% dos votos válidos. Gambale participou de uma entrevista na TV Diário nesta sexta-feira (11) e falou sobre os planos do seu governo. Priscila Gambale, Prefeita reeleita em Ferraz conta suas expectativas para o mandato
A instalação de mais 300 câmeras para formar uma muralha digital e a ampliação do atendimento em saúde como uma UPA estão entre as prioridades de Priscila Gambale (PODE) em seu mandato na Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos. Ela foi reeleita prefeita da cidade no domingo (6), com 55,75% dos votos válidos. Gambale participou de uma entrevista na TV Diário nesta sexta-feira (11) e falou sobre os planos do seu governo.
“Colocar mais 300 câmeras para ter uma muralha digital de segurança na nossa cidade. Trabalhamos muito na área da saúde, queremos ampliar mais esse atendimento, que era de saúde primária, saúde de responsabilidade do município. Nós conseguimos fazer, conseguimos trabalhar. Hoje nossas UBSs têm, todas as UBSs têm um médico especializado. Psicólogo, tem dentista, tem todo o atendimento básico que são necessários, a gente consegue ofertar na saúde primária. Agora nós estamos ampliando para trazer uma UPA para a cidade, através de parceria com o governo federal, que nós já conseguimos, já foi liberado para Ferraz…”
👇Leia a íntegra da entrevista:
Mirielly de Castro: Seja bem-vinda, prefeita. Parabéns. Como a senhora avalia esse resultado nas urnas?
Priscila Gambale: Muito obrigada pela oportunidade de estar aqui. Boa tarde a todos que nos acompanham. É uma alegria ter esse resultado nas urnas, pois mostra o trabalho que foi realizado na nossa cidade de Ferraz nesses três anos e meio que eu estou como prefeita.
Mirielly de Castro: Bom, o seu principal adversário foi um candidato do PL, partido que terá cinco prefeituras aqui na nossa região a partir de janeiro, incluindo a Prefeitura de Mogi, onde o seu partido Podemos não se manteve. Como vai ser essa relação na política local entre Podemos e PL?
Priscila Gambale: Tenho certeza que vai ser uma boa relação, porque a campanha acaba no dia da eleição. Então, quando termina o período eleitoral, aí inicia o período de trabalho, de união de todos os eleitos. Independente de qual partido cada um está, nós temos que estar trabalhando juntos. Para o bom desenvolvimento da cidade, do Alto Tietê, da região. E eu tenho a certeza que o trabalho aqui no Condemat nós vamos continuar fazendo aí com muita garra, com muita união e fazendo muito trabalho para todos.
Mirielly de Castro: A senhora é irmã do deputado federal, Rodrigo Gambale, também do Podemos. Como será essa dobradinha política com outros partidos aqui na região?
Priscila Gambale: Assim como já foi esse nosso primeiro mandato, muito trabalho, muita parceria. Eu falo em específico para Ferraz de Vasconcelos, que é uma cidade muito carente, que precisa muito de recursos, vindo do governo estadual, vindo do governo federal. E essa parceria com ele hoje, deputado federal, e com outros deputados também da nossa região, onde eu sempre deixo as portas da Prefeitura de Ferraz abertas para todos os candidatos, todos os eleitos. Todos que são deputados estaduais, deputado federal, para estar trazendo recursos e desenvolvendo a nossa cidade. Então, acredito que essa parceria é fundamental para o bom desenvolvimento.
Mirielly de Castro: E na família Gambale, como é a relação da prefeita com o deputado federal diante das demandas da cidade de Ferraz de Vasconcelos? Vocês discutem também em casa essas necessidades?
Priscila Gambale: Sempre, isso é fundamental, sempre quando eu preciso de apoio, sempre quando eu preciso de recurso, programas, projetos, principalmente agora do governo federal, ele que é a porta de entrada da prefeitura e eu que estou lá trabalhando diariamente, sei as necessidades, acompanho tudo que o governo federal abre de novas ações, novos projetos. E sempre que eu preciso, ou uma ligada, ou no almoço de domingo, que nós estamos juntos, festas da família, é a importância dessa parceria. Então, não dá para separar o pessoal da política. Sempre que nós temos uma oportunidade, estamos juntos aí, trocando ideias, conversando e vendo o que um pode estar ajudando, trazendo recursos para nós.
Mirielly de Castro: O Alto Tietê tem dez cidades, apenas duas prefeitas eleitas, a senhora, uma delas. Qual a sua avaliação da participação da mulher na política regional?
Priscila Gambale: A mulher vem se colocando mais na política. Não é fácil, porque nós recebemos muitos ataques. Eu recebi muito ataque contra a mulher nessa minha campanha. Mas, mesmo assim, nós estamos encorajando outras mulheres, nós estamos dando forças para outras mulheres, nós estamos mostrando que é possível, sim, a mulher estar frente a uma prefeitura ou como uma vereadora também nas cidades, como prefeitas. E a cada ano que passa, a gente vai incentivando e mostrando que é possível a mulher estar concorrendo a cargos públicos, políticos, porque a mulher passa também por todas as dificuldades. A mulher que cuida da família, a mulher que cuida dos pais, a mulher que cuida dos filhos, a mulher que cuida ali da sua região. Então, a mulher precisa sim estar participando da vida política, a vida pública, porque ela lança também projetos, lança programas que vão estar beneficiando a toda a população.
Mirielly de Castro: Agora, prefeita, uma autoavaliação do primeiro mandato. O que a senhora considera importante evoluir? Quais os ensinamentos que a senhora traz para essa reeleição?
Priscila Gambale: Quando eu assumi a prefeitura de Ferraz, era uma prefeitura totalmente endividada e uma prefeitura totalmente destruída. Lá em 2021, a cidade tinha um orçamento muito baixo para poder trabalhar com recurso municipal e nada de parceria do governo estadual. Governo Federal, uma dívida milionária deixada por ex-prefeitos por mês. Desde o meu primeiro mês de mandato, eu pago R$ 4 milhões dessa dívida. E para conseguir progredir, a cidade é parceria. Governo Estadual, Governo Federal, e é isso que nós vamos continuar fazendo, buscando mais parcerias. Mais recursos dos governos, trabalhando com muita dignidade, muito respeito e fazendo muitas entregas em Ferraz.
Mirielly de Castro: Termômetro agora das ruas, nesse período de campanha, a senhora percorreu a cidade. O que a população ferrazense mais precisa? Qual a maior carência do município?
Priscila Gambale: Na verdade, a população ferrazense e acho que no geral também. A segurança, pois a segurança no Estado, no Brasil, ela sempre precisa de estar sendo mais aprimorada, mais trabalhada. Isso nós vamos trabalhar bastante na nossa gestão. Nós conseguimos inaugurar a primeira central de monitoramento em Ferraz. Hoje nós temos 200 câmeras de monitoramento. Eu quero deixar para clientes, colocar mais 300 câmeras para ter uma muralha digital de segurança na nossa cidade. Trabalhamos muito na área da saúde, queremos ampliar mais esse atendimento, que era de saúde primária, saúde de responsabilidade do município. Nós conseguimos fazer, conseguimos trabalhar. Hoje nossas UBSs têm, todas as UBSs têm um médico, psicólogo, tem dentista, tem todo o atendimento básico que são necessários, a gente consegue ofertar na saúde primária. Agora nós estamos ampliando para trazer uma UPA para a cidade, através de parceria com o governo federal, que nós já conseguimos, já foi liberado para Ferraz, e nós vamos continuar intensificando mais ainda esse atendimento, agora na saúde especializada, com o atendimento também e a abertura com a inauguração na próxima semana do Centro Multidisciplinar do Autismo e de outras deficiências, para fazer todo esse tratamento de saúde especializada, principalmente para as nossas crianças autistas e também para as famílias, para a mãe que leva essa criança ter uma oportunidade de um trabalho na saúde especializada.
Mirielly de Castro: E a maior parte dos vereadores eleitos na Câmara Municipal é da sua coligação. De que forma isso ajuda até mesmo na aprovação de projetos?
Priscila Gambale: É muito importante a parceria entre a Câmara e a Prefeitura de Ferraz, onde nós sempre preservamos isso, a união, a parceria. O que eu falei, período eleitoral se encerra no dia da eleição, todos os eleitos após isso precisam trabalhar para o bom desenvolvimento da cidade. Ferraz tem 17 vereadores. Treze foram eleitos da nossa base, mas também já temos uma boa conversa com os quatro para estar vindo, conversando, fazer aí também bons projetos para um bom desenvolvimento de Ferraz.
Mirielly de Castro: E como lidar com os projetos e os pedidos dessa maioria?
Priscila Gambale: Os pedidos, claro, sempre vêm a partir de necessidades da nossa cidade, né? E as secretarias todas estão de portas abertas, assim como foi o primeiro mandato nosso, onde os vereadores tinham portas abertas de todas as secretarias e continuarão tendo para a gente conseguir resolver todas essas demandas. Que a própria população chegua até a Câmara, leva até o gabinete do vereador e o vereador encaminha para a Prefeitura estar aí resolvendo.
Mirielly de Castro: E a senhora vai participar diretamente da indicação de um nome para a presidência da Câmara. Qual seria esse nome?
Priscila Gambale: Nós estamos aí em conversa com todos os vereadores, ver aquele que também tem interesse em se candidatar como presidente da Câmara. Então isso daí são conversas ainda que os grupos estão tendo e entre eles também, né? A gente respeita o que cada vereador tem também de interesse, de qual o grupo vai estar representando e qual será aí o presidente da Câmara.
Mirielly de Castro: Agenda pessoal. Foi um período de muito trabalho durante a campanha. A senhora vai tirar uns dias de descanso ou nessa fase aí de transição de mandato, a senhora segue na ativa?
Priscila Gambale: Por enquanto, não tenho ainda programação para esses dias de descanso, pois finalizando o período eleitoral, nós temos aí muitas coisas para estar colocando em ordem na prefeitura, várias conversas também com os secretários, os pedidos da população que eu fui encontrando aí nas ruas, nas caminhadas. Então, desde segunda já estou na ativa, já estou acompanhando a prefeitura e trabalhando.
Mirielly de Castro: Priscila Gambale, muito obrigada pela sua participação e sucesso.
Priscila Gambale: Eu que agradeço. Muito obrigada a todos que confiaram em mim, confiaram na nossa equipe e vamos continuar trabalhando muito mais para a nossa cidade.
Priscila Gambale foi reeleita prefeita de Ferraz de Vasconcelos
Divulgação
Assista a mais notícias
Priscila Gambale (PODE) aponta muralha digital e UPA como prioridades para Ferraz de Vasconcelos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.