Mortes por meningite crescem 85,7% no Alto Tietê de janeiro a setembro deste ano em comparação a 2023


De 1º de janeiro a 30 de setembro deste ano foram registradas 13 mortes por meningite, número que, no ano passado, estava em sete. Especialista explica que diminuição no número de imunizados e demora na busca de atendimento médico podem contribuir para o aumento do número de mortes. Mortes por meningite crescem 85,7% no Alto Tietê de janeiro a setembro deste ano em comparação a 2023
Arquivo/Agência Brasil
O número de mortes por meningite no Alto Tietê aumentou 85,7% de janeiro a setembro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2023, segundo um levantamento feito pelo g1. De 1º de janeiro a 30 de setembro deste ano foram registradas 13 mortes por meningite, número que, no ano passado, estava em sete.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
“A diminuição relativa do número de imunizados e a demora no reconhecimento dos sinais e sintomas para a busca ao atendimento médico podem contribuir para o aumento do número de óbitos”, explica Daniel Naufel, professor de pediatria do curso de medicina e supervisor do Programa de Residência Médica em Pediatria da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Veja abaixo a entrevista completa com o especialista e onde se vacinar no Alto Tietê.
Apesar da alta nas mortes, o número de casos confirmados caiu de 106, em 2023, para 63 neste ano. Foi uma queda de 40,5%.
A cidade que mais registrou casos de meningite de janeiro a setembro deste ano foi Mogi das Cruzes, com 23 casos. O município também liderou o ranking no mesmo período de 2023, com 56 casos (veja no gráfico abaixo).
Vale lembrar que Itaquaquecetuba, Salesópolis e Santa Isabel não responderam aos questionamentos.

O que diz um especialista?
👉 Para tirar as principais dúvidas sobre a doença, o g1 conversou com o médico Daniel Naufel:
O que é a meningite? Quais os tipos e a diferença entres eles? Qual o público mais afetado?
“A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso. Ela é causada, principalmente, por bactérias ou vírus, mas também pode ser provocada por parasitas, fungos ou pelo bacilo de Koch, a bactéria causadora da tuberculose. No Brasil, de acordo com os dados mais recentes, as faixas etárias mais afetadas foram os menores de 1 ano (31,49%) e entre 1 a 4 anos (31,3%)”.
Quais os sintomas?
“Os sintomas da meningite podem variar a depender do agente causador da infecção (bacteriana, viral, fúngica, parasitária) e da faixa etária da pessoa afetada. No entanto, existem alguns sintomas comuns associados, tais como: febre elevada, fortes dores de cabeça, rigidez no pescoço, sensibilidade à luz, vômitos não precedidos por náusea e manchas na pele”.
Qual o tratamento da meningite? Quanto tempo dura?
“Tanto o tratamento quanto o tempo de duração do tratamento e da doença dependerão do agente causador da meningite. Nas meningites virais, por exemplo, o processo geralmente se resolve por conta própria com repouso e tratamento dos sintomas, como a dor e a febre, sendo que em alguns casos graves ou em situações específicas, podem ser administrados medicamentos antivirais. Já nos processos infecciosos bacterianos, a administração de antibióticos endovenosos em regime de internação intra-hospitalar se faz obrigatória”.
Quais as complicações caso não seja tratada? Pode ficar alguma sequela?
“Caso a doença não seja tratada, a chance de óbito para as meningites bacterianas é certa. No entanto, mesmo em pacientes tratados, algumas complicações ainda podem ocorrer, tais como: perda da audição, distúrbio de linguagem, retardo mental, anormalidades motoras e distúrbios visuais”.
Qual a diferença entre cada vacina contra meningite?
“A vacina Meningocócica ACWY protege contra a doença meningocócica provocada pela bactéria Neisseria meningitidis dos sorogrupos A, C, W e Y, diferentemente da vacina Meningocócica C, que protege apenas contra a bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo C, principal agente etiológico das meningites bacterianas. Já a vacina BCG, é indicada para prevenir a tuberculose, mais especificamente as suas formas mais graves, que seriam a tuberculose miliar e a meningite tuberculosa.
A vacina pentavalente é indicada para prevenir a difteria, tétano, pertussis (coqueluche), hepatite B e haemophilus influenzae B, sendo este último também um possível agente causador da meningite. Por fim, a vacina pneumocócica protege contra infecções causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae e auxilia na prevenção da meningite por este agente etiológico, das otites, das pneumonias e sinusites”.
Como funciona a aplicação de cada vacina?
“De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), a vacina BCG é realizada em dose única, ao nascer. Já a vacina meningocócica C deve ser realizada com 3 e 5 meses de vida e, o seu reforço, com 12 meses. A vacina meningocócica ACWY é realizada entre 11 e 14 anos.
A vacina pentavalente deve ser realizada com 2, 4 e 6 meses de vida. Por fim, a vacina pneumocócica 10, é realizada com 2 e 4 meses e o seu reforço com 12 meses”.
Qual a importância da vacinação?
“A vacinação é a principal e melhor forma de prevenção da doença meningocócica, sendo o Brasil um dos poucos países do mundo a oferecer um programa amplo e abrangente de cobertura vacinal pelo Programa Nacional de Imunização, o PNI”.
💉 Onde se vacinar?
Arujá:
Qual vacina está disponível? Meningocócica ACWY
Onde a vacina é aplicada? Em todas as unidades de saúde
Precisa de agendamento? Não
Biritiba Mirim
Qual vacina está disponível? Meningocócica ACWY
Onde a vacina é aplicada? Nas salas de vacina (ESF Jardim Yoneda e CSIII Centro de Especialidades)
Precisa de agendamento? Não
Ferraz de Vasconcelos
Qual vacina está disponível? Meningocócica C e Meningocócica ACWY
Onde a vacina é aplicada? Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade
Precisa de agendamento? Não
Guararema
Qual vacina está disponível? BCG, Pentavalente, Meningocócica C, Pneumocócica 10 e Meningocócica ACWY
Onde a vacina é aplicada? UBS Lambari, UBS Jardim Dulce e Cesap
Precisa de agendamento? Não
Mogi das Cruzes
Qual vacina está disponível? Em todas as UBSs e USFs
Onde a vacina é aplicada? Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Pentavalente e Pneumocócica 10
Precisa de agendamento? Não
Poá
Qual vacina está disponível? Pneumocócica 10, Pentavalente, Meningocócica C e Meningocócica ACWY
Onde a vacina é aplicada? Em todas as Unidades Básica de Saúde (UBSs)
Precisa de agendamento? Não
Suzano
Qual vacina está disponível? Meningite C e Meningite ACWY
Onde a vacina é aplicada? Em todos os postos de saúde da cidade
Precisa de agendamento? Não
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.