Eleição da primeira mulher prefeita de Mogi é uma ‘mudança significativa’, avaliam vereadores

Um dos assuntos discutidos com os vereadores eleitos para a Legislatura 2025/2028 durante O Diário Entrevista, realizado na última sexta-feira (25), foi o papel da mulher na política mogiana. O tema, vale ressaltar, voltou a ganhar destaque com a eleição da primeira prefeita na história da cidade e com o aumento no número de vereadoras na Casa de Leis. Para os parlamentares entrevistados, esses fatos mostram uma mudança significativa no perfil político da cidade.

Apresentado pelo jornalista Saulo Tiossi, O Diário Entrevista conta com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube e pelas redes sociais do O Diário. A transmissão é toda sexta-feira, a partir das 10h, e a gravação fica disponível para quem não conseguiu assistir o ao vivo.

  • Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
  • Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.

Confira as falas dos entrevistados sobre o tema

Para Malu Fernandes (PL), que foi a vereadora mais votada nas eleições deste ano e é a vereadora mais jovem da história de Mogi, a expectativa é de que a gestão de Mara Bertaiolli (PL) sirva de exemplo para outras mulheres e que incentive uma maior participação feminina na política.

“Por muitas vezes, a gente via as mulheres perguntando para os seus esposos em quem elas deveriam votar ao invés de também pensar, na sua perspectiva, de quem a realmente representa, então a gente vê uma mudança muito significativa. É até comprovado: quanto mais mulheres a gente tem em cargos de poder, mais [mulheres] a gente vai inspirando outras a virem.” 

A importância de uma gestão feminina também é percebida como uma grande responsabilidade pela atual vice-prefeita e vereadora eleita, Priscila Yamagami (PP).

“Eu entendo que 460 anos, que era a idade da cidade quando fomos eleitos, é muito tempo até a primeira mulher chegar [na prefeitura], bastante tempo se passou, então a gente precisa acelerar. Eu vejo como uma responsabilidade estar nesse lugar, porque tem uma expectativa muito grande em relação às habilidades e à competências.” 

Vale lembrar que, durante a ausência do prefeito Caio Cunha (Pode), Priscila chegou a ocupar o cargo de prefeita em exercício de Mogi das Cruzes. Entretanto, ainda durante o programa, ela contou também sobre episódios de machismo que viveu enquanto ingressava na política e, por isso, tem grandes expectativas na mudança lenta, mas gradual do cenário.

Assista também

  • Malu Fernandes comenta sobre o machismo na política
  • Priscila Yamagami diz ter sido vetada durante reunião por ser mulher

Para o outro participante do programa, o vereador decano Pedro Komura (União), que já viu diversas gestões irem e virem ao longo dos anos, a gestão de Mara Bertaiolli é uma novidade bem-vinda, com grande potencial de contribuição para a cidade.

“A mulher tem um outro olhar, mais social e mais família, então vem dar um outro enfoque para a política mogiana com esse olhar feminino. É importante, uma novidade aqui para Mogi das Cruzes, mas eu acho que vai contribuir demais.”

O post Eleição da primeira mulher prefeita de Mogi é uma ‘mudança significativa’, avaliam vereadores apareceu primeiro em O Diário de Mogi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.