O Princípio de Inteligência Inata é um dos mais importantes dentro do universo da quiropraxia, porque pertence a um fundamento sendo estes: “a ciência, filosofia e arte”. Ele está voltado ao campo da filosofia, mas também estudado no campo da ciência dentro dos sistemas neuromusculoesqueléticos. A sua função é adaptar as forças universais e a matéria para o uso no corpo, desenvolvido pelo fundador da quiropraxia, Daniel David Palmer.
O conceito de inteligência inata é muito importante, porque ele se refere à ideia de que o corpo humano possui a capacidade natural de se curar. Muitos quiropraxistas dizem que ela é a “sabedoria interna” que governa todas as funções vitais do corpo humano, mas para isso é preciso manter o funcionamento em equilíbrio e em saúde, para que o sistema nervoso opere sem interferência.
Na prática da quiropraxia, a interferência é a subluxação, que prejudica a comunicação corpo x cérebro x corpo. Para explicar com muito mais facilidade essa comunicação e como a subluxação atrapalha o processo, é possível fazer uma analogia: se pegarmos um alfinete daqueles antigos de bebê fechado para representar um estado de equilíbrio sem subluxação (por causa do ajuste da quiropraxia), em que o cérebro é a cabeça do alfinete e o arame representa o fluxo de comunicação chegando e saindo, ele estando fechado estamos em um ambiente seguro, livre de interferências, em que a inteligência inata tem liberdade para agir com os estímulos necessários para a recuperação fisiológica.
Já estando em abertura, podemos representar um indivíduo em desequilíbrio, que apresenta uma falha na comunicação entre corpo/cérebro/corpo, apresentando interferências como: uma subluxação, uma lesão, alteração biomecânica adaptativa, entre outros fatores influentes que podem causar sobrecargas compensatórias na estrutura física. O estado de interferência impede que a inteligência inata tenha uma resposta eficiente no processo de cura.
Alguns dos principais pontos para da Inteligência Inata na quiropraxia:
Autocura: o corpo pode e vai se autorrecuperar e autorregular quando está sem interferências;
Energia Vital: É considerada uma forma de energia que é conduzida, é um estímulo que flui pelo sistema nervoso e assegura a funcionalidade dos sistemas;
Ajustes quiropráticos: Os ajustes para os quiropraxistas são importantes para reduzir as subluxações e liberar o fluxo natural da inteligência inata, por este motivo após as consultas os pacientes relatam um relaxamento geral e até mesmo o alívio das dores.
Para nós quiropraxistas, a inteligência inata é a sabedoria do corpo humano. Nós visamos restaurar o equilíbrio natural para que o corpo tenha o pleno conhecimento das ordens e desordens dos seus sistemas. Em uma compreensão científica, podemos dizer: o corpo tem o conhecimento proprioceptivo dos seus sistemas, principalmente na função Neuromusculoesquelética.
Sente que o funcionamento do seu corpo está desalinhado? Nós do Imot podemos te ajudar.
Sobre o Imot
O IMOT é um dos maiores institutos especializados em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Atualmente conta com duas unidades, nas cidades de Mogi das Cruzes e Suzano, na Grande SP, com pronto atendimento, consultas, fisioterapia, hidroterapia e diversos tratamentos especializados. O pronto atendimento funciona todos os dias na unidade mogiana, das 8h às 22h. A unidade de Mogi conta ainda com o Imot Care, um andar inteiro pensado para tratamento e prevenção de fraturas e contusões, além de 11 especialidades médicas em diferentes áreas. Já a Imot Move Saúde é uma clínica do movimento e promoção de saúde, que atende no 2º andar do prédio. Para mais informações, acesse o site do Imot.
O post Quiropraxista do Imot explica o princípio de inteligência inata do corpo, que é a capacidade de autocura apareceu primeiro em O Diário de Mogi.