As obras de transformação na rotatória da Praça Kazuo Kimura, conhecida como Rotatória do Habib’s, em Mogi das Cruzes, em um novo sistema viário, avançaram nas últimas semanas e atingiram 10,51% do cronograma. Atualmente, estão sendo realizadas as estacas e a soldagem das vigas metálicas das pontes, além da chegada de materiais para o início das obras estruturantes. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (SMIU).
Até o momento, foram concluídos os trabalhos de sondagem e mapeamento de interferências no local. O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) identificou as redes de água e esgoto presentes no subsolo da área, o que permite que as equipes realizem a movimentação de terra sem o risco de danificar as infraestruturas existentes.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
As intervenções estão sendo realizadas pela Construtora Kamilos, com um investimento de R$ 5.948.827,74, recursos provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e contrapartida municipal. O contrato tem um prazo de seis meses para execução. A expectativa é que as obras melhorem a fluidez do tráfego na região, que recebe cerca de 90 mil veículos por dia.
O projeto foi desenvolvido com base em estudos de viabilidade técnica, impacto viário e simulações de tráfego, e todas as licenças necessárias foram obtidas, incluindo a autorização do DAEE para as obras de transposição do Córrego Lavapés.
Alterações no tráfego
A ‘Rotatória do Habib´s’ será transformada em um cruzamento semaforizado. As conversões à esquerda para veículos na Avenida Francisco Rodrigues Filho, com destino às Avenidas Manoel Bezerra de Lima Filho e Yoshiteru Onishi, serão proibidas. Esses movimentos de tráfego serão viabilizados por uma nova via que ligará a Rua Professor Ismael Alves dos Santos à Avenida Yoshiteru Onishi.
Outra mudança importante será a transposição do Córrego Lavapés, que será construída na altura da Rua Newton Straube, permitindo a saída de veículos da Vila Nova Mogilar em direção ao Centro Cívico. Uma segunda transposição será construída na altura da nova via, facilitando o acesso de motoristas à Vila Nova Mogilar ou às proximidades da Fatec.
A primeira etapa do projeto foi concluída entre 2021 e 2022 com a construção da Rua Marcelo Cajá, que conecta a Rua Professor Ismael Alves dos Santos à Avenida Yoshiteru Onishi, já liberada para tráfego desde 18 de julho.
As intervenções também têm como objetivo melhorar a segurança e a acessibilidade para os pedestres da região.
O post Obras na ‘Rotatória do Habib’s’, em Mogi, chegam a 10,51% do cronograma apareceu primeiro em O Diário de Mogi.