Conforme já tem ocorrido, o serviço segue realizando 45 atendimentos diários gratuitos, via distribuição de senhas por livre demanda, entre 7h30 e 16h30. Os outros 1.713 exames registrados são relacionados aos agendamentos de ultrassonografia do setor de Regulação, que zeraram a espera das demandas relacionadas à próstata.
Para serem atendidas, todas as mulheres deverão apresentar documento de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Com relação às munícipes que têm entre 35 e 49 anos e mais de 70 anos, é exigido ainda o pedido médico referente ao procedimento, não sendo necessário para aquelas com idade entre 50 e 69 anos.
No dia deste atendimento específico, deve ser evitado o uso de cosméticos como desodorante, creme e talco. Também se recomenda a realização da mamografia entre o quinto e o décimo dia após a data de início da última menstruação. Caso a paciente tenha feito algum exame de contraste venoso, deve ser aguardado um período de 48 horas antes do procedimento, que também deve ser evitado em mulheres gestantes e lactantes.
A iniciativa é parte do projeto “Saúde Itinerante”, que está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS). Por meio deste trabalho, a unidade móvel proporcionou o serviço na USF Manuel Evangelista Oliveira, no Jardim São José; na Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor Isack Oguime, no Parque Maria Helena; na rua Sebastião Moreira, no bairro Parque Palmeiras; na USF Onésia Benedita Miguel, no Jardim Suzanópolis; e no estacionamento do Supermercado Shibata, no bairro Parque Suzano.
O secretário Diego Ferreira destacou que o projeto tem alcançado os resultados esperados. “A ideia da iniciativa é tornar a realização de exames de imagem mais acessível para a população, de forma que mais munícipes pudessem realizar o procedimento. Já contemplamos mais de 3 mil mulheres com a oferta da mamografia e ainda reforçamos o atendimento para ultrassonografia. Chegamos a todas as regiões da cidade com a carreta, levando o nosso cuidado às moradoras que precisavam desse suporte”, ressaltou o titular da pasta.