Decisão altera funcionamento de repartições públicas. Prefeitura de Santa Isabel disse que medida busca promover igualdade entre homens e mulheres. Outras cidades do Alto Tietê estudam a possibilidade de seguir o posicionamento. Time feminino de futebol brasileiro entra em campo na Copa do Mundo
Thais Magalhães/CBF
A Prefeitura de Santa Isabel decretou ponto facultativo nos dias em que a seleção brasileira entrará em campo pela Copa do Mundo feminina, que teve início nesta quinta-feira (20). Nas datas de jogos do Brasil no torneio, os horários de funcionamento nas repartições públicas da cidade serão alterados. A decisão
Quando as partidas começarem às 7h, o expediente terá início às 11h e, quando os jogos forem às 8h, o expediente começará às 12h. Porém, os serviços essenciais, como de saúde (Ambulância, UPA e Santa Casa), coleta de lixo e de fiscalização (Agentes de trânsito, de fiscalização urbana e de Meio Ambiente) funcionarão normalmente.
Governo decide decretar ponto facultativo em jogos da Seleção feminina na Copa do Mundo
A decisão da Prefeitura de Santa Isabel seguiu a publicação do governo federal, que decretou ponto facultativo para os servidores federais.
As prefeituras de Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba informaram que estudam um posicionamento sobre o assunto, enquanto Arujá disse que aguarda posicionamento do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Poá e Mogi das Cruzes disseram que estudam a possibilidade caso o Brasil avance para a fase eliminatória do mundial. Já Suzano comunicou que não irá seguir o posicionamento do governo federal. Biritiba-Mirim e Salesópolis não responderam aos questionamentos do g1.
Durante a última Copa do Mundo masculina, realizada entre novembro e dezembro do ano passado, as cidades da região tiveram alteração no funcionamento das repartições pública quando a seleção brasileira entrou em campo.
O Brasil estreia na Copa na próxima segunda-feira (24), contra o Panamá, às 8h. Na sequência da competição, a seleção encara a França, no dia 29 de julho, às 7h, pela segunda rodada. As brasileiras fecham a primeira fase contra a Jamaica, no dia 2 de agosto, às 7h.
Confira as respostas das prefeituras:
Arujá
A Prefeitura de Arujá disse que aguarda o posicionamento do Condemat.
Ferraz de Vasconcelos
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos informou que ainda está estudando um posicionamento em relação a este assunto. Ainda não tem nenhuma definição a respeito.
Guararema
A Prefeitura de Guararema informou que não irá aderir aos pontos facultativos nesta 1ª fase dos jogos da Copa do Mundo Feminina de Futebol.
Itaquaquecetuba
A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que o assunto está em estudo.
Mogi das Cruzes
A Prefeitura de Mogi das Cruzes disse que o assunto ainda está sendo analisado pelo município. Por enquanto, não será decretado ponto facultativo. O Executivo avaliará a possibilidade a partir do avanço da Seleção Brasileira Feminina às fases decisivas da competição.
A Prefeitura ressaltou, ainda, que Mogi é a terra dos Esportes. Por isso, a administração incentiva todas as modalidades esportivas, incluindo o esporte feminino, que é motivo de orgulho para os mogianos, e que a cidade segue na torcida pela nossa seleção.
Poá
A Prefeitura de Poá comunicou que estuda a possibilidade do ponto facultativo, caso a seleção brasileira feminina avance para as próximas fases.
Santa Isabel
Nesta quarta-feira (19/07), a Prefeitura de Santa Isabel decretou ponto facultativo nos dias em que a Seleção Brasileira de Futebol Feminino entra em campo pela Copa do Mundo de Futebol. Nessas datas, os horários de funcionamento nas repartições públicas serão alterados.
A Administração Municipal não tem medido esforços para promover cada vez mais a igualdade entre homens e mulheres, inclusive na área do esporte. Assim como o expediente foi alterado na Copa do Mundo de Futebol Masculino, na edição Feminina do evento também haverá mudança de horários. A decisão municipal segue a publicação do Governo Federal, que também decretou ponto facultativo para os servidores da União.
Assim, nos dias em que os jogos começarem ás 7h, o expediente terá início às 11h. Já quando os jogos forem às 8h, o expediente terá início às 12h.
A Prefeitura de Santa Isabel afirma ainda que os serviços essenciais como, de saúde (Ambulância, UPA e Santa Casa), coleta de lixo e de fiscalização (Agentes de trânsito, de fiscalização urbana e de Meio Ambiente) funcionarão normalmente.
Suzano
A Prefeitura de Suzano disse que os pontos facultativos para o ano de 2023 estão oficialmente previstos no decreto municipal n°9.884/2023, publicado em janeiro. O cronograma estabelecido leva em consideração o funcionamento das repartições públicas, bem como a organização do calendário letivo das escolas públicas municipais. Sendo assim, a repentina alteração deste cronograma acarretaria prejuízos para a administração e, principalmente, para o calendário estipulado pela Secretaria Municipal de Educação.
A administração municipal ainda reforçou a importância do protagonismo feminino nos esportes e em demais áreas da sociedade, incentivando o empoderamento de mulheres e meninas por meio de ações estratégicas executadas durante todo o ano pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) e por demais setores da administração.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê
Santa Isabel decreta ponto facultativo em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo de futebol feminino
Adicionar aos favoritos o Link permanente.