Tratamentos focados em medicina regenerativa devem ser incorporados ao Imot

A medicina regenerativa tem buscado alternativas em tratamentos com foco em restaurar o funcionamento de tecidos, órgãos ou células lesionadas. O uso de laser, infiltração, plasma sanguíneo e até ácido hialurônico são alguns exemplos de terapias que devem ser implantados no Imot, em Mogi das Cruzes, em breve.

Novidades como essas foram divulgadas durante o 56º Congresso da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, realizado no Rio de Janeiro-RJ, entre 14 e 16 de novembro. O médico ortopedista e traumatologista do Imot, Ricardo Horigome, participou do congresso. Em contato com o que há de mais moderno em equipamentos, estudos e tratamentos, o especialista trouxe em sua bagagem inovações na área médica. Segundo Horigome, o Imot já iniciou a análise da implantação de técnicas que deverão proporcionar resultados mais rápidos e eficazes em tratamentos à disposição dos pacientes.

Exemplo disso é a utilização do Plasma Rico em Plaqueta (PRP). É uma das mais conhecidas no âmbito da medicina regenerativa e consiste na injeção de uma solução derivada do sangue do paciente. Ela pode tratar casos como lesões em tendões, ligamentos, músculos e articulações.

Segundo o médico, uma das linhas de indicação para que o paciente seja submetido a este tipo de técnica é quando há risco cirúrgico. Neste caso, ele entra nessa linha tida como “mais conservadora”, mas que tem objetivo de regenerar a parte afetada e evitar o bisturi.

Congresso Nacional de Trauma foi realizado em novembro, no Rio de Janeiro | Arquivo Pessoal
Congresso Nacional de Trauma foi realizado em novembro, no Rio de Janeiro | Arquivo Pessoal

Outro exemplo são os casos de condromalácia – uma condição em que há amolecimento da cartilagem em uma articulação do corpo. De acordo com Horigome, a infiltração de ácido hialurônico associada ao PRP tem apresentado resultado muito satisfatório.

“Estamos desenvolvendo um programa no Imot para fazer o uso dessas técnicas com segurança. Há muitos artigos que já comprovam os resultados e a melhora do paciente. O Congresso nos proporcionou estar em contato com o que há de mais novo em pesquisas e o nosso papel é trazer isso para a realidade dos nossos pacientes”, disse Horigome.

Sobre o Imot

Fundado em 1976, o Imot é um dos maiores institutos especializados em ortopedia e traumatologia do Brasil, com pronto atendimento diariamente na unidade de Mogi das Cruzes, consultas, fisioterapia, hidroterapia e diversos tratamentos especializados, além da Imot Care, com cuidados inter e multidisciplinares, e o Imot MovSaúde, com serviços exclusivos e inovadores.

O Imot fica na rua Otto Unger, 433, Centro, Mogi das Cruzes. Mais informações: telefone (11) 4728-3420, no site e redes sociais (@clinicaimot). Em Suzano, o endereço é rua Augusta Aparecida Carvalho Morais, 250 Jardim Santa Helena. Telefone (11) 4741-3333.

O post Tratamentos focados em medicina regenerativa devem ser incorporados ao Imot apareceu primeiro em O Diário de Mogi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.