A ideia de acolher as inscrições em qualquer escola foi adotada para que a secretaria monitore a demanda presente em cada região da cidade. No processo, o aluno será orientado e terá sua matrícula efetivada em uma das unidades polo, obedecendo a disponibilidade do local e a proximidade com a residência da pessoa.
Durante as aulas, os estudantes terão acesso ao processo de alfabetização para leitura e escrita, além dos conteúdos das principais disciplinas ensinadas nesta fase como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Artes. Todos os alunos recebem kits escolares e uniformes, assim como os demais integrantes da rede. Até o momento, há 120 alunos inscritos na EJA.
De acordo com a secretária de Educação, Renata Priscila, a EJA é uma boa oportunidade para promover integração e concluir os estudos. “Há uma infinidade de motivos que levam uma pessoa a deixar o ambiente escolar antes de terminar os estudos, e temos que ser compreensivos com isso. A EJA é, sem dúvidas, a chance de completar um ciclo fundamental para a vida de qualquer cidadão, que é o de estudos, do que é ensinado na escola, e ela deve ser aproveitada”, afirmou a chefe da pasta.