Quatro estudantes da Escola Estadual Parque Piratininga I, em Itaquaquecetuba, se destacaram na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, com notas variando entre 820 e 960 pontos. Além disso, duas alunas que fazem parte da lista, foram aprovadas em universidades federais e estaduais.
Os destaques incluem Gabriel Peixoto, que obteve 960 pontos na redação, Melissa Vidal, com 920, Sirlaine Meira, com 880, e Mariana Jesus, que alcançou 820.
Segundo a vice-diretora da escola, Joice Pedrosa, os alunos estão na instituição desde o 6º ano do ensino fundamental, e ela acompanha de perto o desenvolvimento de cada um. “É gratificante ver o esforço deles se transformando em resultados concretos. Esses números refletem anos de dedicação e aprendizado”, afirma.
Ela ressalta ainda que, apesar de a escola estar situada em uma área periférica de Itaquá, “os alunos se empenharam e conquistaram resultados extraordinários, superando todas as dificuldades.”
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
- Siga O Diário no X (Twitter) e fique por dentro de tudo.
Preparação intensiva para o Enem
Para alcançar boas notas no Enem, os estudantes contaram com o suporte de um programa de preparação intensivo oferecido pela escola. Além das aulas regulares, a instituição organizou um “intensivão” com foco em biologia, química, física, português e matemática.
“As aulas extras foram planejadas para reforçar o aprendizado e preparar os alunos para essa avaliação tão importante. Também trabalhamos as cinco competências exigidas na redação, com exercícios específicos e discussões temáticas que simulavam a prova”, explica Joice.
Os professores também se disponibilizaram fora do horário de aula, utilizando o WhatsApp para tirar dúvidas e orientar os alunos, o que foi crucial para o aprimoramento do aprendizado, considerando os recursos e horários limitados que muitos enfrentam.
Planos para o futuro
Para dois deles, as oportunidades superaram as expectativas. Mariana Jesus foi aprovada na FUVEST e garantiu uma vaga no curso de Direito na USP (Universidade de São Paulo). “Ela está muito feliz, e sua família também compartilha dessa alegria”, conta a vice-diretora.
Melissa Vidal, por sua vez, foi aprovada no SISU e vai cursar Ciências Sociais na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). “Assim como Mariana, Melissa está muito satisfeita com sua aprovação, e sua mãe também está radiante”, complementa Joice.
Joice destaca o orgulho da escola em ver seus alunos conquistando vagas em universidades públicas. “Eles entenderam que a universidade é, sim, um lugar para eles, jovens que enfrentam dificuldades e lutam por um futuro mais digno. Essa vitória é deles, mas também de toda a comunidade escolar”, afirma.
Gabriel e Sirlaine, que aguardam as próximas chamadas para o ingresso no ensino superior, ainda estão otimistas. Gabriel, que deseja cursar medicina, e Sirlaine, com interesse em Odontologia, têm boas chances de garantir uma vaga nas próximas chamadas do SISU ou no Provão Paulista Seriado.
Orgulho e resistência da educação pública
A conquista dos alunos foi recebida com grande alegria pela escola, que celebra esses sucessos como reflexo da qualidade e resistência da educação pública.
“Estamos muito felizes com o desempenho e as aprovações de nossos alunos, especialmente considerando que eles estudam em um prédio com estrutura inadequada (o prédio Nakamura, que tem pouca ventilação e temperaturas elevadas, além da falta de quadra poliesportiva e pátio para descanso ou interação). Mesmo com esses desafios, os alunos não se deixaram intimidar pela concorrência. Eles foram além e estão abrindo as portas para um futuro brilhante”, conclui Joice.
LEIA TAMBÉM: Aluna de Guaianases é aprovada em medicina na Unicamp
O post Alunos de Itaquá se destacam na redação do Enem e garantem vagas em universidades públicas apareceu primeiro em O Diário de Mogi.