Vendas de Dia dos Pais podem aumentar até 12% em comparação ao ano passado, diz ACMC


Segundo a Associação Comercial de Mogi das Cruzes, os comerciantes devem focar em ações voltadas para experiências de compras e buscar negócios parceiros para ações em conjunto. Para os comerciantes, a expectativa também é alta. Vendas de Dia dos Pais podem aumentar até 12% em comparação ao ano passado
ACMC/Divulgação
As vendas para o Dia dos Pais em Mogi das Cruzes devem aumentar cerca de 12% neste ano, em comparação ao mesmo período de 2022. O levantamento foi feito pela Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) e, segundo a entidade, os comerciantes devem focar em ações voltadas para experiências de compras e buscar negócios parceiros para ações em conjunto.
O Dia dos Pais é a primeira grande data do calendário dos comerciantes no segundo semestre. A celebração movimenta os setores de vestuário, acessórios, calçados, perfumaria e eletroeletrônicos.
“Ela gera bons resultados também aos bares e restaurantes e, além disso, é um termômetro para o segundo semestre que conta com o Dia das Crianças, Black Friday e o Natal”, explicou a presidente da ACMC, Fádua Sleiman.
Expectativa dos lojistas
A multiplicadora de treinamento de uma loja de cosméticos e perfumes, Alessandra Abreu Aranda, conta que a expectativa é superar as vendas do ano passado com um crescimento de 10%. Além disso, afirma que o Dia dos Pais é foi a data comemorativa com maior ticket médio em 2022, com cerca de R$ 160, ultrapassando datas como Dia das Mães e Dia dos Namorados.
“Ano passado foi o primeiro ano ‘normal’ após a pandemia e tivemos um crescimento de 8%, para este ano queremos mais. Para isso, apostamos em lançamentos em perfumaria e kits exclusivos. Para esse Dia dos Pais estamos com foco no cuidado, além dos perfumes, temos produtos que cuidam da pele do corpo e do rosto com benefícios multifuncionais”, relata.
Alessandra relata que o Dia dos Pais é a terceira data com maior movimento nas lojas. “Um fator essencial para aumentar o fluxo de clientes com certeza é a experiência de compra através de uma venda personalizado atendendo a necessidade de cada cliente. Com o aumento das vendas pelo e-commerce, o atendimento presencial precisa ser diferenciado para garantir a presença dos clientes”.
Quem também notou a retomada das compras presenciais foi a proprietária de uma loja de moda masculina, Cloris Marcato. Segundo a dona do estabelecimento, as compras de forma presencial são melhores para os clientes que desejam se atentar aos detalhes, já que os consumidores podem provar todas as peças.
“Claro que nós temos produtos que vendem mais, como camisas e camisetas polo. Entretanto, como cada cliente tem a sua preferência, a compra ‘presencial’ faz com que ele consiga escolher melhor”, conta.
A proprietária relata que, para esse ano, a expectativa é de que a loja tenha um faturamento 20% maior do que no ano passado. Cloris relata que, para atingir esse objetivo, o ideal é sempre inovar. Neste ano, os clientes poderão participar de uma tarde de degustação e, claro, algumas peças estarão em promoção.
Já para o segmento de calçados, a expectativa também é alta. Segundo o gerente de vendas de uma loja de calçados, Alexandre Francisco Morales, a loja já registrou aumento nas vendas em outras datas, em comparação ao ano passado. No Dia das Mães e Dia dos Namorados, por exemplo, o aumento foi de 30%.
“O homem é considerado o que indivíduo menos gasta em uma relação. Então, nesta data, as esposas e os filhos correm para comprar um presente. Calçados, cintos, carteiras, temos tudo aqui”, finaliza.
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