Estação Suzano da CPTM recebe ação de prevenção contra hepatites virais


Ação acontecerá na quinta-feira (17) e no sábado (19), das 16h às 19h. Além das orientações, serão realizados 150 testes de triagem para as hepatites B e C para os passageiros. Estação Suzano da CPTM recebe ação de prevenção contra hepatites virais
Vinícius Silva/TV Diário
A estação Suzano da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) receberá uma ação de prevenção às hepatites virais nesta quinta-feira (17) e no sábado (19), das 16h às 19h.
No local, além das orientações, serão realizados 150 testes de triagem para as hepatites B e C para os passageiros.
Sobre as hepatites virais
A hepatite é a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas. Além disso, também pode ser causada por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
Esta é uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C, no entanto podemos encontrar com menor frequência infecções pelos vírus D e E.
A hepatite A é transmitida de pessoa para pessoa quando os alimentos ou a água estão contaminados por fezes contendo o vírus. Sua prevenção acontece com a melhora das condições de higiene e de saneamento básico, lavar sempre as mãos, consumir apenas água tratada, evitar contato com valões, riachos, enchentes ou próximo de onde haja esgoto a céu aberto.
Já a Hepatite B (causada pelo vírus da hepatite B – HBV) e a Hepatite C (causada pelo vírus da hepatite C – HCV), estão presentes no sangue. A transmissão destas duas ocorre pelo compartilhamento de objetos contaminados como agulhas, seringas, barbeadores, sexo sem camisinha com uma pessoa contaminada.
Por ser uma doença muitas vezes silenciosa, sem sinais e sintomas, frequentemente se tornam doenças crônicas que podem evoluir para quadros de cirrose, câncer, necessidade de transplante e até a morte. Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade da hepatite C, por exemplo, pode ser comparada ao HIV e à tuberculose.
Ação de prevenção
Quando: quinta-feira (17) e sábado (19);
Horário: das 16h às 19h;
Onde: estação Suzano , linha 11-Coral, da CPTM.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.