Equipamento produz gás de cozinha a partir de resíduos agrícolas. Projeto estuda produção de gás a partir de resíduos de alimentos
A ONG Gerando Falcões está implantando um projeto de biogás na Favela dos Sonhos em Ferraz de Vasconcelos. A iniciativa une meio ambiente e economia.
O biogás é o gás de cozinha produzido a partir de restos de alimentos. Uma fonte de energia mais sustentável que pode facilitar a vida de muitas pessoas sem agredir o meio ambiente. “O biogás é um tipo de gás produzido por alimentos e dejetos. Então, eles são vários gases inclusive o metano. Então, a partir do nosso resíduo ou dos resíduos agrícolas a gente consegue obter esse biogás. Esse biogás pode ser utilizado de diversas formas em nosso cotidiano. A gente para de utilizar aquele gás que vem do petróleo, que vem de uma fonte que degrada o meio ambiente e começa a utilizar esse biogás que ele vem a partir dos nossos resíduos”, explica a arquiteta especialista em bioarquitetura Natalia Freitas.
A Favela dos Sonhos possui cerca de 180 famílias. Como ainda é um piloto, o equipamento foi instalado em uma residência da comunidade.
O biodigestor feito de lona resistente foi colocado em um espaço de 6m2, no quintal da Jacqueline Fátima Silva. Ela é a primeira moradora a receber o biogás. Com apenas alguns alimentos junto com um pouco de água, é possível produzir o próprio gás natural por até duas horas. “Foi uma boa porque o gás está um absurdo e todo mês eu tinha que comprar o gás. E hoje meu gás dura uns três, seis meses.”
A parte traseira do equipamento possui outro benefício: o adubo. Ele é despejado automaticamente nas plantas sempre que a descarga do vaso sanitário é acionada. Para isso, o banheiro foi adaptado. “Ele solta o fertilizante que vai direto para a planta, que eles já plantaram duas bananeiras onde fica o local do fertilizante. Cada descarga que eu der no banheiro, automaticamente, ele solta o fertilizante.”
Como em toda novidade, a moradora ficou desconfiada sobre a eficácia do projeto. “No começo que eles tinham falado que ia vir, eu não acreditei porque não tem como isso acontecer. De um dejeto virar gás do resto de comida. Aí eu fui pesquisar na internet, vi que nos Estados Unidos tinha, mais chácara e fazenda tinha esse biogás e vi que funcionava. Mas será que vai funcionar aqui? Não acreditei muito não. Mas hoje sou prova viva que funciona.”
Assista a mais notícias
ONG implanta projeto de biogás em comunidade de Ferraz de Vasconcelos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.