Teatro Contadores de Mentira encerra atividades em Suzano com últimas apresentações


Peça ‘Curra – temperos sobre Medeia’ acontece neste sábado (30), às 20h, com classificação indicativa de 14 anos. A entrada é gratuita. Teatro Contadores se prepara para fechar as portas em Suzano
Daniele Santana
O Teatro Contadores de Mentira encerra as atividades em Suzano após 28 anos de atividades. De acordo com o grupo, o motivo é a falta de recursos e de investimentos. Para a despedida, o espeço receberá duas apresentações gratuitas: “Curra – temperos sobre Medeia”, neste sábado (30), e “O incrível Homem Pelo Avesso” no dia 12 de outubro. Ambas atrações têm início às 20h, com classificação indicativa de 14 anos.
A peça ‘Curra – temperos sobre Medeia’ cria um paralelo entre o mito grego de Medeia e as tradições afro-brasileiras de terreiro. Uma cozinha funciona durante todo o tempo, provocando relações sensoriais em que a dança, a comida e a música celebram o mito de Medeia.
No enredo, Jasão é uma “entidade” recebida pelo corpo de um cozinheiro. Medeia tem a força de Iansã e Glauce a beleza de Oxum. Creonte, senhor do terreiro, exige o seu direito à propriedade enquanto crianças “Erês” cegas decidem o futuro da mãe.
Já a obra O Incrível Homem Pelo Avesso desenterra a história do massacre de Canudos (BA), onde mais de 25 mil pessoas foram dizimadas. O espetáculo trata a vida do povo canudense, que dedicou a vida à construção de uma nova realidade sertaneja conduzida por Antônio Conselheiro.
Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação. Mais informações podem ser obtidas pelo número (11) 96185-6004.
Ainda nesta etapa o grupo fará o lançamento do clipe musical Samba do Decreto, que ficará disponível em suas redes digitais.
O Teatro Contadores de Mentiras fica na Rua Maria de Lourdes Molina Vieira, 42 – Parque Maria Helena.
LEIA MAIS:
Contadores de Mentira vive impasse com Prefeitura de Suzano sobre uso de área de teatro
Grupo Contadores de Mentira vai fechar espaço cultural em Suzano por falta de recursos
Entenda o caso
Desde 2018, o Teatro Contadores de Mentira funciona em um espaço no Parque Maria Helena. O terreno, que pertence a Prefeitura de Suzano, foi cedido por meio de um requerimento.
De acordo com os organizadores do espaço, desde abril deste ano a gestão do teatro tentava obter a renovação, de 5 anos, pro uso do espaço.
O grupo disse que ergueu o teatro investindo seus próprios recursos, além de apoio de lideranças culturais, da comunidade local e de artistas, por meio de vaquinhas e doações. Mesmo com a mobilização do grupo e apelo da população, a gestão pública não atendeu aos pedidos.
No dia 30 de junho, a Prefeitura publicou no Diário Oficial um decreto com a renovação da permissão de uso pelo período de apenas seis meses. Segundo os organizadores do espaço, o decreto foi feito sem uma reunião ou conversa , e prevê uma série de regras que não havia no primeiro documento. Com o novo prazo, o grupo terá até janeiro de 2024 para desocupar o espaço público.
Em nota, a Prefeitura de Suzano disse que, ao contrário do que vem sendo propagado nos últimos meses, não há qualquer impedimento para que o grupo Contadores de Mentira continue utilizando imóvel municipal onde está instalado desde 2018, no Parque Maria Helena.
Segundo a prefeitura, o decreto nº 9.943, de 30 de junho de 2023, determina justamente a extensão do prazo do contrato em vigência sobre a permissão de uso do bem público por mais seis meses, que poderá ser renovado a cada semestre mediante a prestação de contas em que a entidade comprove o cumprimento das contrapartidas acordadas com o Executivo em benefício da população, tais como peças teatrais, oficinas e outras ações gratuitas no local.
A administração municipal afirma que recebeu no final do mês de abril deste ano um relatório do grupo que foi submetido à avaliação de um corpo técnico da Secretaria de Cultura e também da Secretaria de Assuntos Jurídicos. A análise, segundo a prefeitura, apontou algumas inconsistências, sobretudo porque o documento deveria ter como finalidade prestar contas dos trabalhos executados, conforme definido no primeiro termo de permissão de uso do espaço.
O que foi encontrado no relatório, porém, se assemelhava mais a um portfólio mostrando os trabalhos da entidade. Diante disso, a Secretaria de Assuntos Jurídicos avaliou que a permissão deveria ocorrer por um prazo de seis meses, passível de renovação por igual período. Mesmo com a falta de consistência apresentada, houve um esforço do poder público municipal, por meio das análises mencionadas, para que o grupo não ficasse desassistido sem um espaço para atuar.
O grupo Contadores de Mentira é o único de cunho cultural a receber esse tipo de benefício na cidade.
“Curra – temperos sobre Medeia”
Quando: 30/09, sábado
Horário: 20h
Onde: Teatro Contadores de Mentira
Endereço: Rua Maria de Lourdes M. Vieira, 42 – Parque Maria Helena
Classificação: 14 anos
Quanto: gratuito – distribuição dos ingressos 1 horas antes da apresentação
“O Incrível Homem Pelo Avesso”
Quando: 12/10, quinta-feira
Horário: 20h
Onde: Teatro Contadores de Mentira
Endereço: Rua Maria de Lourdes M. Vieira, 42 – Parque Maria Helena
Classificação: 14 anos
Quanto: gratuito – distribuição dos ingressos 1 horas antes da apresentação
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.