Alto Tietê tem aumento nos casos de Covid-19; vacina contra a doença será anual


Ferraz de Vasconcelos teve aumento de 3.000% nos casos, indo de 3 positivos em julho para 93 em outubro. Ministério da Saúde anunciou que o imunizante contra a doença passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação. Vacina contra a Covid-19 faz parte do calendário nacional de vacinação
O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (31) que a vacina contra a Covid-19 agora integra o Calendário Nacional de Vacinação. A imunização é fundamental para manter as taxas da doença controladas. Na Alto Tietê, porém, as cidades têm registrado aumento no número de casos.
De acordo com o que foi definido pelo Ministério da Saúde, a vacina passará a ser anual para crianças de seis meses a menores de cinco anos e também para pessoas que façam parte de grupos prioritários, como idosos, gestantes e pessoas com comorbidades.
Os imunizantes seguem disponíveis nos postos de saúde das cidades, mas a falta de procura pela vacina tem como consequência o aumento dos casos.
Casos Positivos – Covid-19
Itaquaquecetuba não divulgou os casos em números, mas disse que a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) observou uma “tendência de alta”, nas últimas semanas, de 5,5% na Grande São Paulo.
Vacina contra a Covbid-19 passa a integrar o Calendário Nacional de Imunização e inclui grupos específicos
Prefeitura de Mogi das Cruzes/Divulgação
Penélope Jolie, que é moradora de Itaquaquecetuba, contou que contraiu Covid e sentiu diversos sintomas, como febre, dor de garganta e de cabeça, dores no corpo, cansaço e falta de ar. Ela procurou por ajuda médica para fazer um exame, quando sentiu dores nas juntas dos dedos.
“Eu procurei a unidade 24 horas, me medicaram e recomendaram que eu fosse atrás de alguns remédios, que não tinha no posto. Alguns precisavam comprar e eu não comprei, porque não tinha condições no momento”, contou.
A Prefeitura afirmou que segue aos protocolos assistenciais do Ministério da Saúde, sendo o Centro de Saúde 24 horas uma unidade de atendimento em urgência e emergência. Disse ainda que a dispensação de medicamentos é uma atribuição das unidades básicas de saúde.
Ainda na nota, a Prefeitura reforçou a necessidade de todos completarem o esquema vacinal e de manter os cuidados, como o uso de álcool gel e de máscaras para as pessoas que apresentem sintomas próprios da Covid, como dores de garganta e de cabeça, febre e tosse.
Assista a mais notícias do Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.