Casal da Grande SP vai rodar as Américas com a ‘casa nas costas’


Eles investiram na compra de um veículo e o transformaram em um motor home. Roteiro de dois anos vai passar pelo Ushuya, extremo da Argentina, até o Alasca na América do Norte. Anselmo Ugiie Breves e Ivete Cristina Christ trocaram festa de casamento por viagem pelas Américas.
Anselmo Ugiie Breves/Arquivo Pessoal
Um casal de Mogi das Cruzes optou por não ter festa de casamento e iniciar a vida a dois carregando a casa nas costas. Parece estranho, né? Mas na verdade essas escolhas vão permitir que Anselmo Ugiie Breves e Ivete Cristina Christ viajem por dois anos pelas Américas.
O casal usou as economias para montar um motor home e com ele ir do Ushuaia, extremo da Argentina, até o Alasca na América do Norte. No meio do caminho, o roteiro traçado pelo casal tem visitas a Patagônia, Deserto do Atacama, Machu Pichu, praias do Caribe, Califórnia, parques e até a pesca do salmão. O plano do casal é ficar dois anos na estrada e a partida está programada para até 10 de novembro.
Casal equipa motor home para viajar pelas Américas
Anselmo trabalhou por 20 anos em uma empresa do setor de turismo. Já a esposa foi comissária de bordo. Por conta do trabalho de Ivete, o casal sempre desfrutou de facilidades com passagens áereas. E aproveitou para conhecer muitos lugares do Brasil e do mundo.
Para viver o sonho de viajar e conhecer o mundo, os dois deram uma pausa na carreira. “Tinha uma pressão muito grande por resultado, sempre trabalhei com meta. Sou turismólogo e trabalhava sempre com vendas. Tinha história do último dia do mês e amanhecia o primeiro dia do mês com tudo zerado. Não era fácil”, conta Breves.
Casal na praia de Maya Bay na Tailândia
Anselmo Ugiie Breves/ Arquivo Pessoal
Ele diz que o sonho de viajar o mundo era antigo e que a esposa também tinha esse desejo. Mas o motor home foi ideia dele. “Sonho antigo, com mochilão, viagem tradicional. E depois a gente descobriu que no motor home essa viagem se torna muito mais viável porque elimina vários custos, como a hospedagem, passagem aérea e até os custos de restaurante. Porque você está literalmente, levando a casa nas costas.”
Anselmo Ugiie Breves avalia que o investimento é alto no início. Ele calcula que o casal investiu cerca de R$ 300 mil para compra do veículo e montagem do motor home.
“Na estrada a gente viu que tem gente realizando esse sonho com muito menos. Com carros menores, com kombis, tem gente viajando o mundo de bicicleta, de carona. Basta ter coragem. Não é só dinheiro que faz com que as pessoas realizem esse sonho. Tem muita gente com mais dinheiro e tempo e não tem essa coragem de sair pelo mundo. É um capítulo que a gente está escrevendo é temporário. Quando voltar a gente vende o motor home e volta para o mercado.”
Casal viaja pelo Brasil com motor home
Para a realização do sonho, ele destaca que foi preciso planejamento. E dá um conselho aos viajantes. “Vai aos pouquinhos, vai poupando. O planejamento é muito importante. Mas se começar a concretizar, dar os primeiros passos já está mais próximo dos seus sonhos. Coloca em prática porque não sabe o dia de amanhã.” E para ele a realização desse sonho vai além do valor investido. “Um sonho compartilhado com a Ivete, acho que não tem preço. Tem coisa na vida que não tem preço realmente.”
O casal já está se acostumando com o motor home antes de cair na estrada com o roteiro planejado para os próximos dois anos. Anselmo e Ivete já percorreram alguns estados brasileiros com o veículo.
Casal na Cachoeira da Cortina nas Serras Gerais no Tocantins
Anselmo Ugiie Breves/Arquivo Pessoal
Roteiro
Anselmo Ugiie Breves e Ivete Cristina Christ contam que por morarem no Brasil a escolha da travessia pelas Américas foi natural. E que em um primeiro momento parecia fácil colocar o roteiro em prática. Mas pesquisando, o casal descobriu que nem tudo seria tão simples. “Só tem uma falha: a gente não consegue fazer ela toda por terra. Entre a Colômbia e o Panamá precisa despachar [motor home] por navio em um contêiner. Mas o restante consegue fazer por terra.”
Mas mesmo assim, eles continuaram investindo no sonho de fazer a Rota Panamericana que liga o extremo Sul no Ushuaia ao extremo Norte no Alasca. “Esse é o sonho de qualquer viajante que está na estrada.”
Anselmo e Ivete fizeram trekking no Monte Roraima
Anselmo Ugiie Breves/ Arquivo Pessoal
Breves observa que tem alguns pontos que eles não abrem mão de visitar. E tem muito lugar na lista do casal! “A Patagônia tem um ponto mais lindo que outro. Norte da Argentina e Norte do Chile com Deserto do Atacama. Machu Pichu que está entre os pontos mais visitados do planeta. As praias do Caribe. A Califórnia nos Estados Unidos e os parques nacionais americanos. Denfe no Canadá e o próprio Alasca. E pescar o salmão. A gente tem duas possibilidades de pesca. No próprio Alasca ou na patagônia chilena porque o salmão é típico dos mares gelados.”
Vida no motor home
Ivete Cristina Christ destaca que viver no motor home exige cuidado e atenção. Especialmente, antes dos deslocamentos. “Antes de sair andando precisa ver se está tudo no lugar, tudo guardado. precisa guardar, travar, senão cai tudo. precisa lavar, secar e guardar a louça. fruteira presa com fita dupla face, assim como vasos, velas.”
Casal de Mogi das Cruzes vai viajar as Américas a bordo de um motorhome
Assista a mais notícias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.