Festeiros, capitães-de-mastro, bispo e devotos se reúnem para abertura e bênção do Império. Depois de três anos de algumas suspensões por causa da pandemia, este ano festa será completa, com realização da quermesse e Entrada dos Palmitos. Abertura do Império marca começo da Festa do Divino de Mogi das Cruzes
Natan Lira/G1
Nesta quinta-feira (18) começa a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes , que neste ano retorna com as programações religiosas e culturais completas (veja horários abaixo). A quermesse e a Entrada dos Palmitos são duas atrações muito esperadas pelo público. Na edição de 2022 a programação da festa foi restrita aos eventos religiosos, como a novena e a Procissão de Pentecostes.
LEIA MAIS
Confira a programação religiosa da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi em 2023
Quermesse da Festa do Divino de Mogi começa nesta quinta-feira; veja programação
Em 2023, a Festa do Divino tem como tema “Divino Espírito Santo, fortalecei a fé e a união nas famílias”. Os festeiros Josmar Cassola Silva e Maria Tereza Pereira Cassola Silva e os capitães-de-mastro Ricardo Medina Alvarez e Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina são os responsáveis pela organização do evento esse ano.
Josmar Cassola Silva e Maria Tereza Cassola Silva festeiros Festa do Divino Espírito Santo Mogi das Cruzes 2023
Maria Tereza Cassola Silva/Arquivo Pessoal
O festeiro Josmar Cassola avalia que, com três anos de paralisação por conta da pandemia da Covid-19, o retorno de uma festa do tamanho da Festa do Divino não é fácil. Cassola explica que em 2023 a Festa do Divino vai acompanhar os avanços da tecnologia que aconteceram por conta do isolamento social provocado pela Covid-19.
“Teremos o Divino Card que vamos poder ter um controle melhor do que é vendido, evitar filas ou ao menos tentar diminuir, teremos caixas volantes. E tudo pode ser pago com cartão de crédito, débito, pix, vale-refeição. E teremos o app [aplicativo] da festa que ficou fácil de acessar e com todas as informações que precisa.”
Ele detalha ainda que na quermesse terá o Cine Divino que é uma sala de cinema dentro da festa com filme de 5 minutos rolando o tempo todo. “Queremos que a festa cresça a cada ano”, afirma.
O bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini compartilha do mesmo entusiasmo que o festeiro para a edição de 2023 da Festa do Divino. Ele aponta que os festeiros, capitães-de-mastro e Associação Pró-Divino têm trabalhado muito desde o ano passado para a realização do evento neste ano. “A festa dura o ano todo, desde que os festeiros são escolhidos. Em agosto tem a primeira coroa, que é mensal, e depois, quando chega na virada do ano, tem o envio das rezadeiras nas casas para oração.”
Dom Pedro avalia que em 2023 os subimpérios são símbolos da retomada total da Festa do Divino.
“ É a marca que estamos irmanados nessa grande festa e quinta-feira dá início a arrancada final nos nove dias mais intensos. Tudo isso não é a toa, ajuda as pessoas a estarem mais unidas e alegres. A cidade se mobiliza em torno de espiritualidade e fraternidade maior. É um grande dom do Espírito Santo sobre Mogi das Cruzes.“
Veja os detalhes da abertura da Festa do Divino
Os ritos para abertura da Festa do Divino 2023 começam às 16h desta quinta-feira (18). A concentração dos devotos será na casa dos festeiros Josmar Cassola Silva e Maria Tereza Pereira Cassola Silva, localizada na Rua Jorge Salomão, 1371, Vila Suissa.
Depois eles seguem em cortejo até a Prefeitura de Mogi das Cruzes e, às 16h30, todos serão recebidos pelo prefeito Caio Cunha, secretários e servidores.
Festeiros, capitães-de-mastro e devotos saem às 17h da Prefeitura em direção à Praça Coronel Benedito de Almeida onde está o império.
Leia Também
Confira a programação religiosa da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi em 2023
Quermesse da Festa do Divino de Mogi começa nesta quinta-feira; Veja programação
Aplicativo gratuito ‘Festa do Divino 2023’ é inaugurado nesta segunda-feira
Temaki, porco no rolete e frango frito são novidades gastronômicas da Festa do Divino de Mogi em 2023; saiba mais opções do cardápio
A cerimônia de abertura da festa e benção do império acontecerá às 18h. O bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini conduzirá a celebração. Em seguida, o bispo fará a benção das novas bandeiras dos festeiros, capitães-de-mastro e devotos.
Mais tarde, às 18h30, será feito o hasteamento das bandeiras, benção do mastro pelo bispo diocesano, levantamento do mastro pelos capitães-de-mastro Ricardo Medina Alvarez e Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina. Neste momento, o império será aberto pelos festeiros, capitães-de-mastro e o bispo diocesano. Em seguida, o cortejo segue pelas ruas da cidade até o local da quermesse.
Assista a mais notícias
Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes começa nesta quinta-feira
Adicionar aos favoritos o Link permanente.