Afogado do povo é servido gratuitamente neste sábado


Devotos que assistiram a Entrada dos Palmitos puderam saborear o prato tradicional da Festa do Divino. Público ficou por horas na fila para receber o afogadão da Festa do Divino de Mogi das Cruzes
Yasmin Castro/g1
O afogado do povo da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes foi servido neste sábado (27), depois do encerramento da Entrada dos Palmitos.
De acordo com a organização da festa a expectativa é servir 7 mil pratos gratuitamente, representando os sete dons do Espírito Santo: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. O prato foi servido na área da quermesse.
Voluntários prepararam várias panelas de afogado
Yasmin Castro/g1
Mas para deixar tudo pronto os voluntários trabalharam desde sexta-feira (26). Mais de 30 panelas com o prato foram preparadas.
O coordenador do afogadão do povo Bruno Andreucci Torres explica que desde 7h30 algumas pessoas começaram a chegar e formar fila. “A primeira da fila era uma senhora de 82 anos que veio da cidade de Guararema. Então três horas e meia de fila estava desconfortável para ela e para nós e por isso decidimos adiantar e servir mesmo que a entrada dos palmitos não tenha terminado ainda. E a fila estava imensa.”
Ele detalha que para preparar 32 panelas de afogado foram usados 1,5 mil quilos de carne, 900 quilos de batata, 300 quilos de cebola, 450 quilos de tomate e ainda outros ingredientes como jiló, salsão, pimentão e temperos. “Passamos uma tarde ontem e uma noite maravilhosa de bastante trabalho. Mas em um clima fraterno e de amor, rezando e agradecendo essa oportunidade depois de quatro anos retornar a festa, essa grandiosidade que é a Festa do Divino, e hoje um dos pontos mais altos que é a Entrada dos Palmitos e o afogadão do povo que é servido de graça para toda a população de portas abertas.”
Maria Tereza saiu com um prato do afogadão do povo da Festa do Divino de Mogi das Cruzes
Yasmin Castro/g1
Maria Tereza de Jesus Lima acompanhou a Entrada dos Palmitos e depois foi para a quermesse com uma amiga para conseguir um prato de afogado. Ela disse que entrou na fila às 12h, e foi rápido. “Maravilhoso porque a gente [está] praticamente três anos sem a festa e é muito emocionante. Eu tô derretendo de emoção porque queria ganhar um lenço e consegui.”
O agente de viagem João Dias da Costa Filho também ficou na fila do afogadão. “Sendo maravilhoso e estou gostando. Gratidão por tudo que estamos vivendo no dia a dia, só Deus para nos ajudar.”
João Dias da Costa ficou na fila para conseguir um prato do afogadão da Festa do Divino
Yasmin Castro/g1
Assista mais notícias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.