Em 2023, cortejo foi completo para o Centro da cidade com devotos, carros de boi, cavaleiros e charreteiros. Carros de boi na reta final da Entrada dos Palmitos em Mogi das Cruzes
Yasmin Castro/g1
Mais de 60 mil pessoas lotaram as ruas de Mogi das Cruzes neste sábado (27) para assistir a Entrada dos Palmitos. O evento é o ponto alto da programação cultural da Festa do Divino Espirito Santo. Depois de três anos, o cortejo retornou completo em 2023.
De acordo com a organização em 2023 mais de 60 mil pessoas acompanharam nas ruas o cortejo e 15 mil pessoas participaram da Entrada dos Palmitos. A organização completa que 600 cavalos e 400 bois também estiveram no cortejo.
Carro com a alimentos conhecido como charola na Entrada dos Palmitos em Mogi das Cruzes
Yasmin Castro/g1
A Entrada dos Palmitos relembra quando os moradores da zona rural de Mogi das Cruzes vinham até o centro da cidade agradecer ao Espírito Santo pela colheita. Na Entrada dos Palmitos a charola simboliza esse agradecimento.
Carros de boi na Festa do Divino de 2023 em Mogi das Cruzes
Yasmin Castro/g1
A edição de 2023 teve seis carros de boi a mais que em 2019. Em 2019 foram 26 e em 2023 são 32. Desse total 12 são das cidades de Santa Isabel, Igaratá, Bragança Paulista e o restante veio da região de Cambuí, no extremo sul de Minas Gerais.
Festeiros e capitães-de-mastro na Festa do Divino de Mogi das Cruzes
Yasmin Castro/g1
Os festeiros Josmar e Tereza Cassola ficaram satisfeitos com o cortejo este ano. “Acho que é tudo de bom, maravilhoso conseguir depois de três anos retomar e fazer uma festa bonita que todo mundo estava esperando. E todo mundo veio para ver”, afirma Josmar.
A concentração do cortejo foi na Rua Doutor Ricardo Vilela na altura da Capela de Santa Cruz. Grupos Folclóricos, devotos, festeiros e capitães-de-mastro, carros de boi, cavaleiros e charreteiros começaram a descer a rua em direção a Catedral de Sant’Anna por volta das 9h.
Maria Aparecida levou foto da mãe e imagem do Espírito Santo para Entrada dos Palmitos em Mogi das Cruzes
Yasmin Castro/g1
Durante todo o trajeto o públicou se emocionou com o cortejo. Maria Aparecida Vicente deu continuidade a tradição de levar a foto da mãe, já falecida, e uma imagem do Espírito Santo que era dela para o cortejo. “É uma fé inabalável e não tenho como expressar. É uma alegria imensa. Vou sair na Procissão de Pentecostes com a bandeira que era dela.”
Marlene Barbosa prestou homenagem a mestra de congada durante a Entrada dos Palmitos da Festa do Divino de Mogi das Cruzes
Yasmin Castro/g1
Marlene Barbosa é integrante da Congada de São Benedito do bairro Santo Ângelo. Ela participou com o grupo folclórico do cortejo. Durante todo o trajeto ela carregou um quadro com a foto de Lourdes que era mestra da congada e morreu.
Carla Joana foi com a bandeira para acompanhar a Entrada dos Palmitos da Festa do Divino de Mogi das Cruzes
Yasmin Castro/g1
Carla Joana de Souza Bianconi de Farias acenava e cumprimentava todos os participantes do cortejo. “30 anos que estou aqui. A emoção é a mesma.”
Devotos com as bandeiras acompanham a Entrada dos Palmitos
Yasmin Castro/g1
Assista a mais notícias
Entrada dos Palmitos leva multidão para as ruas de Mogi das Cruzes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.