Apesar de ter sido criada há 60 anos, população ainda desconhece significados da bandeira de Mogi


Com as cores preta, branca, vermelha e azul, pavilhão tem estrelas, brasão e cobra fumando. Dia das Bandeiras é comemorado nesta terça-feira
Nesta terça-feira (30) é comemorado o dia das bandeiras. Símbolo de nações, agremiações, partidos, seja o que for que represente, uma bandeira sempre é carregada de história, lutas e convicções. Atualmente cada cidade tem a sua, mas nem sempre foi assim. Apesar de ter 462 anos, Mogi das Cruzes só ganhou esse símbolo há pouco mais de seis décadas.
Em 2023 o pavilhão completa 67 anos. Apesar do tempo muita gente na cidade não sabe o que significam os símbolos da bandeira. “Acho que a bandeira traz uma representatividade. Agora do que ela fala exatamente eu não sei. Acho que tem alguma coisa a ver com a serra do Itapety, Brás Cubas deve ter alguma coisa a ver com isso”, aposta o auxiliar de produção Raymer Matos.
O criador da bandeira de Mogi é Domingo Geraldo Sica, de 85 anos. Em 1956, ele ganhou um concurso na escola, após criar uma bandeira para a cidade. “Apresentação de 151 desenhos e, por um acaso, acho que foi a mão de Deus. Eu fui o premiado. Fui escolhido quando eu tinha 18 anos, em 1956.”
Bandeira de Mogi das Cruzes
Reprodução/TV Diário
O feito do mogiano ilustre está documentado nos arquivos da Câmara Municipal. A bandeira oficial foi criada quando a cidade tinha 396 anos. Na época teve até desfile cívico para apresentar a bandeira aos mogianos. “Eu sai em um jipe, a primeira vez que a bandeira foi apresentada”, lembra Sica.
O reconhecimento está estampado em páginas de jornais e nas diversas homenagens recebidas ao longo da vida. Sica explica o significado das cores e dos símbolos na bandeira mogiana.
“O preto, o branco e o vermelho representam o estado de São Paulo, isso quer dizer que essa bandeira é de um município do estado de São Paulo. O azul tinha que ter uma cor da bandeira brasileira, então coloquei esse azul. Lembrando o céu do Brasil e o céu de Mogi das Cruzes. Cada estrela tem uma representação. A primeira representa a participação de mogianos e outros paulista na Revolução de 9 de julho, a outra representa a participação dos bandeirantes na fundação da cidade e a última representa a participação dos bandeirantes na região de Mogi. O emblema era obrigatório que estivesse em todas as bandeiras e foi criado por Tomé, em 1936 ou 1932. A cobra, quando presidente Rosevelt visitou o Brasil ele achava que o Brasil não ia para a guerra [2ª Guerra Mundial], então ele disse para o Getúlio Vargas ‘o Brasil só vai para a guerra quando a cobrar fumar’ e a cobra fumou. Então essa representação é da Força Expedicionária Brasileira que enviou para a guerra 404 mogianos. Proporcionalmente foi a maior cidade do Brasil a encaminhar soldados para guerra na Itália.”
Sica faz parte da história de Mogi das Cruzes. “Me dá muito orgulho…impossível não sentir orgulho ao ver essa bandeira.”
Assista a mais notícias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.