Os anúncios estão te perseguindo? Entenda como eles te rastreiam e saiba como evitar isso

Quando foi que os anúncios na internet se tornaram tão assustadoramente precisos e persistentes? Com o uso constante da rede no dia a dia, milhões de serviços competem diariamente por nossa atenção e a maneira que eles têm para fisgá-la, geralmente, é a publicidade online – que pode ter vantagens e desvantagens.

Continue lendo para entender como os anúncios online aparecem e saber como evitar que eles bombardeiem as suas redes sociais.

A perspicácia dos anúncios online

Recomendações do YouTube e anúncios direcionados em redes sociais como o Instagram nem sempre incomodam. Na verdade, eles costumam ser estranhamente certeiros e, às vezes, aparecem exatamente quando estamos pensando em um produto ou serviço.

Porém, nem sempre queremos esse “bombardeamento” de publicidades. Pior ainda, certas buscas podem gerar constrangimento e até prejuízos dependendo de sua insistência. Pesquisar uma vez por remédios contra ISTs, por exemplo, pode render dias ou semanas de anúncios relacionados ao tema – o que pode ser especialmente vergonhoso quando temos que dividir o computador com familiares ou companheiros de trabalho.

De modo geral, seria interessante entender duas coisas antes de receber anúncios online:

1) como os anunciantes conseguem direcionar essas publicidades de maneira tão precisa?

2) como ativar ou desativar o direcionamento de anúncios conforme nossa vontade?

É isso que você vai descobrir a seguir.

O que é o rastreamento online? Como ele é feito?

O rastreamento online é feito por meio da coleta de dados de navegação de nossos computadores e celulares. Essas informações podem ser acumuladas e cruzadas pelas empresas para gerar perfis de consumidores.

Esses perfis são valiosos para anunciar produtos e serviços: quanto mais dados acumulados, mais precisa a publicidade será. Essa precisão ajuda a prever interesses e padrões de consumo, fazendo com que, muitas vezes, os dados sejam    vendidos para empresas interessadas em anunciar.

Estes são alguns dos meios de coleta de dados e rastreamento usados:

Cookies

Cookies são pequenos fragmentos de código que os sites que visitamos deixam em nossos navegadores. Eles servem para que os sites tenham “memória” de algumas de nossas preferências quando os acessamos mais de uma vez.

Por outro lado, os cookies também revelam informações nossas aos sites (e, consequentemente, às empresas que estão por trás deles). Eles não exibem a nossa identidade, mas revelam informações como as páginas que visitamos, o tempo que permanecemos nelas, dados sobre nossa conexão de internet e modelo e sistema operacional do dispositivo usado na navegação.

Pixels rastreadores

Gravar alguém com uma microcâmera é uma maneira discreta de violar a privacidade alheia. O pixel rastreador funciona como o equivalente a isso, só que no ambiente online.Ele é um código que pode ser aplicado a e-mails e sites para ajudar a entender se determinado conteúdo foi visto e que tipo de interação ele recebeu.

Rastreadores de URL

Um endereço URL é aquele da barra de endereços do navegador. Alguns deles contêm um fragmento de código que rastreia interações feitas na página de destino depois do clique na URL.

Por que as empresas nos rastreiam?

As empresas usam os métodos de rastreamento citados (e eventualmente outros adicionais) para oferecer a potenciais clientes as opções de produtos e serviços que eles estão buscando ou que compraram recentemente. Essa é uma estratégia valiosíssima de marketing que aumenta consideravelmente as chances de venda.

Quais são as desvantagens do rastreamento de dados?

É muito pouco prático configurar os dados que cada site pode acessar de nossos computadores. Por exemplo: o Google, que é usado quase universalmente, permite aumentar a privacidade em suas configurações, mas pouca gente sequer sabe dessa possibilidade.

Os serviços digitais coletam os nossos dados e os acumulam – é como uma “pegada” que deixamos para trás e que fica registrada, a menos que solicitemos que os dados sejam apagados, caso a caso. Dependendo do serviço, dados sensíveis podem ser coletados e vendidos, o que claramente não é ético (e pode ser uma zona cinzenta do ponto de vista da lei).

Anúncios direcionados podem ser úteis para encontrar produtos compatíveis com nossos interesses e necessidades. Por outro lado, podem nos condicionar a perder dinheiro (estimulando gastos com o comércio eletrônico) e tempo (pesquisando por mais oportunidades de consumo).

Como podemos nos livrar de anúncios online?

A seguir, confira algumas dicas de como evitar esse bombardeamento causado pela publicidade online:

Navegue online com uma VPN

Uma rede privada virtual (VPN, na sigla em inglês) é um serviço de utilidade dupla no mundo digital: ele aumenta a cibersegurança e também a privacidade online. Do ponto de vista da cibersegurança, a VPN codifica todas as comunicações feitas virtualmente, impedindo interceptações e isolando a navegação de riscos da rede pública.

Já do ponto de vista da privacidade, a VPN permite mudar a localidade de acesso à internet e esconder o endereço de IP. Isso é importante porque o endereço IP pode revelar dados sensíveis, como a geolocalização do dispositivo e outras informações relevantes sobre um indivíduo. Alguns métodos de vigilância específicos, como o já mencionado pixel rastreador, dão acesso ao endereço de IP, portanto podem ser contornados com uma VPN.

Limpe os dados de navegação

Na seção “Histórico” de cada navegador de internet é possível limpar os dados de navegação: sites visitados, senhas gravadas, cookies e outros. Salve os sites mais visitados nos favoritos e proceda com essa “limpeza” para remover os cookies e outras informações.

Você também poderá configurar nessa seção do navegador (ou em outra seção de privacidade, dependendo do programa usado) as preferências de cookies. É possível determinar, por exemplo, se eles devem ser apagados a cada acesso do navegador.

Usar extensões do navegador ou bloqueadores de anúncios

Extensões de navegador podem ser instaladas, muitas delas gratuitamente, para bloquear rastreadores ou anúncios. Para rastreadores, Disconnect e Privacy Badger são opções populares, enquanto o Adblock Plus coíbe publicidade. O navegador mais compatível com essas funções é o Google Chrome.

Uma alternativa também é usar navegadores de internet com configurações de privacidade mais restritas. Programas como o Brave ou o Opera já vêm com soluções de bloqueio de anúncios e rastreadores como padrão, por exemplo.

Com essas dicas em prática, você reduzirá consideravelmente a sua pegada digital e o bombardeamento de anúncios online.

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