Em agosto de 1959, a multinacional Japonesa NGK desembarcava em Mogi das Cruzes – SP como Cerâmica e Velas de Ignição NGK do Brasil Ltda., após uma pesquisa extensa de novos mercados externos para aumentar a rentabilidade e os canais de venda fora do Japão, dando início à expansão mundial.
A empresa aproveitou as medidas do governo brasileiro na economia que incentivaram a entrada de montadoras de automóveis no país na época, para iniciar os negócios no segmento automotivo, e também com pastilhas porcelanizadas e cerâmicas técnicas.
A facilidade de encontrar descendentes de japoneses na cidade de Mogi das Cruzes ajudou na escolha para implementação da fábrica na cidade, já que isso facilitaria a comunicação com os primeiros colaboradores que vieram do Japão.
No início, a fábrica ficava na área central da cidade, mas anos depois, seguindo o crescimento tanto da cidade quanto da empresa, mudou todo seu processo para um terreno de área total de mais de 625 mil m², para o bairro de Cocuera.
Em 2023, a empresa passou por uma mudança global e se tornou Niterra, combinação das palavras latinas “niteo” e “terra”, que significam “brilhar” e “planeta terra”, para expandir suas novas áreas de atuação Agronegócio, Comunicação, Meio Ambiente & Energia, Mobilidade e Saúde.
Apesar das mudanças impactantes, a empresa continua comprometida com o respeito e a proteção ambiental por meio do programa global Ecovision, alinhado com as metas ambientais da ONU para 2030.
O caminho até aqui foi repleto de desafios, mas também de vitórias inesquecíveis, e representa o compromisso do grupo com uma sociedade mais sustentável, uma transformação significativa tanto para o mercado, quanto para sociedade e, principalmente, para os mais de 1.200 colaboradores.
Graças ao esforço de gerações, e utilizando de todos os nossos conhecimentos e com a qualidade dos produtos das nossas marcas NGK, NTK e e-ZACT, hoje podemos olhar para o futuro com esperança e gratidão de construir um planeta ainda mais brilhante.
Conheça mais sobre a Niterra, acesse o site da empresa.
O post Niterra, detentora das marcas NGK e NTK, completa 65 anos fundação no Brasi apareceu primeiro em O Diário de Mogi.