As vagas serão preenchidas conforme uma classificação que levará em conta uma lista de prioridades. No momento da inscrição, os munícipes poderão indicar um item de priorização, a ser comprovado por meio de documento anexo, também informado na tabela disponível nesta plataforma. Antes de iniciar a inscrição, os munícipes devem realizar o cadastro no Portal do Cidadão, cujo endereço eletrônico pode ser acessado por meio do link “http://grp.suzano.sp.gov.br/portalcidadao ”. Nesta etapa, deverão ser disponibilizados de forma digital o documento oficial da criança contendo o número do CPF, o comprovante de endereço e o documento comprobatório de priorização.
Para a solicitação de inscrição em lista de espera destinada às vagas em creches, que atenderá alunos de 0 a 3 anos, a lista de prioridades contemplará os seguintes casos: crianças cujo(a) irmão seja acompanhado(a) pelo Programa Prevenir a Violência Escolar; cuja mãe seja adolescente; cuja família esteja inserida em programa de transferência de renda (como Bolsa Família ou outros); com deficiência comprovada por laudo médico; cujo(a) cuidador(a) primário(a) esteja em tratamento por possuir deficiência ou doença, temporária ou não, que impeça ou dificulte os cuidados necessários com a criança; pertencentes à família monoparental (apenas um responsável legal); cuja família tenha renda per capita mensal igual ou inferior a meio salário mínimo; e com irmão(ã) matriculado(a) na rede municipal de ensino.
Já os munícipes que procuram cadastro para as vagas referentes à pré-escola, que atende alunos de 4 e 5 anos, deverá ser feito com indicação do item de priorização “Demais crianças”. A matrícula para esta idade é obrigatória, ou seja, a criança não pode deixar de estudar.
Pela mesma plataforma disponível para inscrição, os pais ou responsáveis poderão acompanhar a atualização das vagas por meio de uma lista que será divulgada diariamente, em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, reforçou que as inscrições registradas de forma on-line e presencial darão suporte para a pasta planejar os serviços prestados nas unidades da rede municipal. “As informações contribuirão para a estimativa sobre os recursos destinados à execução das atividades desenvolvidas ao longo do ano, de forma que possam ser proporcionadas as condições ideais para a oferta de ensino e a aprendizagem dos estudantes”, destacou Bassini.
Para tirar dúvidas dos munícipes, a Secretaria Municipal de Educação disponibiliza o número de telefone (11) 4744-8900 (ramais 8013, 8925 e 8926) e o e-mail [email protected].