Caso Patolino: o que se sabe e o que falta esclarecer sobre o pato furtado na Grande SP


Pet da influenciadora Julia Olympio foi visto pela última vez no condomínio em que moravam, em Mogi das Cruzes, no dia 12 de abril. Desde então, tutora realiza buscas e até anunciou recompensa para quem entregar o animal. Julia Olympio com Patolino em foto de arquivo
Arquivo pessoal
O desaparecimento de Patolino, pato de estimação da influenciadora digital Julia Olympio, completou duas semanas. O caso continua repercutindo nas redes sociais e é investigado como furto, mas até o momento não há informações sobre suspeitos ou o que pode ter ocorrido.
Veja o que se sabe o que falta saber sobre o desaparecimento de Patolino
Quem é Patolino?
Onde e quando o pato desapareceu?
Influenciadora havia se mudado há pouco tempo
Patolino foi furtado?
Como estão as investigações?
Recompensa e ataques
O que falta esclarecer sobre o caso?
Influenciadora Julia Olympio diz que teve pato de estimação furtado
Quem é Patolino?
Patolino é o nome do pato de estimação da influenciadora digital Julia Olympio. O animal é um pato-de-crista da raça pompom, na cor branca, que chama atenção pelo ‘tufo de penas’ no alto da cabeça. A jovem afirma que o pet é criado como um filho e, desde o desaparecimento, tem vivido um pesadelo.
“Ele já foi para a praia, para o campo comigo. Está sendo horrível ficar sem ele, é um vazio tão grande. Parece que eu estou passando por um pesadelo e a qualquer momento eu vou acordar e ele vai estar lá me esperando”, disse.
Onde e quando o pato desapareceu?
Patolino foi visto pela última vez no dia 12 de abril em um condomínio residencial em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Julia relata que saiu de casa no dia 13 e, quando retornou, o pet havia desaparecido.
Influenciadora havia se mudado há pouco tempo
Julia e Patolino haviam se mudado para o condomínio cinco dias dias antes do desaparecimento. A jovem conta que escolheu a casa com a intenção de oferecer mais conforto ao animal. Além de um quarto só para ele, com decoração e itens personalizados, Patolino ganharia um lago e receberia uma companheira para procriar no futuro.
Patolino foi furtado?
O desaparecimento do animal foi registrado como furto no 1º Distrito Policial de Mogi das Cruzes. A influenciadora não acredita que Patolino tenha sido atacado por outro bicho, pois não encontrou corpo ou rastros. “A gente está achando que alguém pegou ele. Eu estou fazendo uma mobilização para ver se a gente descobre quem está com ele, para tentar sensibilizar e receber ele de volta”, disse ao g1.
Como estão as investigações?
Julia contratou uma empresa especializada em localizar animais de estimação. Representantes estiveram no condomínio e fizeram buscas com um cão farejador, mas não encontraram pistas concretas sobre o paradeiro de Patolino.
Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que policiais da Delegacia de Investigações Sobre Infrações contra o Meio Ambiente (Dicma) estão analisando imagens das câmaras de segurança do condomínio.
Além disso, pessoas que realizavam algum tipo de serviço no local no dia da ocorrência estão prestando depoimento à polícia. Dessa forma, embora o caso seja investigado como furto, ainda não existe comprovação de que o crime ocorreu.
Recompensa e ataques
Julia Olympio está oferecendo R$ 30 mil de recompensa para quem devolver Patolino. Na última sexta-feira (21), quando completou 27 anos, a influenciadora pendurou banners de busca pela cidade. Também organizou um mutirão para procurá-lo com ajuda da família.
Porém, no início dessa semana, a jovem decidiu tirar os cartazes por causa das milhares de ligações e mensagens que recebeu com trotes e discurso de ódio. “Tanto comentário desnecessário… Qual a dificuldade das pessoas entenderem que eu tenho o Patolino como um filho?”.
“Só olhar nossos vídeos juntos, vão ver que ele sempre retribuiu todo o carinho que eu tinha por ele. Como não amar um bichinho tão companheiro?”, desabafou nas redes sociais.
O que falta esclarecer sobre o caso
O desaparecimento de Patolino ainda é um mistério. Resta saber se o animal realmente foi furtado – e, se for o caso, quem cometeu o crime –, ou o que pode justificar o sumiço. Até o momento, a Polícia Civil não informou se há suspeitos. O g1 pediu e aguarda por uma nova posição da SSP.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.