Ruas esburacadas dificultam o cotidiano de moradores do Jardim Dora, em Suzano


De acordo com os moradores, a luta é antiga e as promessas de melhorias não se concretizam. A Prefeitura de Suzano disse que concluiu a primeira etapa dos serviços de pavimentação asfáltica no bairro nas últimas semanas. Moradores reclamam de situação precária de ruas do Jardim Dora em Suzano
Moradores do Jardim Dora, em Suzano, estão revoltados com a situação das ruas. Cheias de buracos, elas provocam prejuízos e comprometem o deslocamentos dos moradores e prestadores de serviços.
De acordo com os moradores, as ruas do Jardim Dora nunca foram asfaltadas. Eles contam que o bairro é um dos mais antigos na cidade e, apesar disso, a Prefeitura só faz um serviço provisório. O resultado são buracos cada vez maiores e ruas perigosas não só para carros mas também para pedestres.
Thiago Queiroz Agostinho é morador do bairro faz cinco meses e já sofre com as dificuldades do lugar.
“Percebi que a primeira dificuldade é você entrar na rua onde você mora. É muito difícil porque, no início da rua, tem uma cratera. E uma cratera que eu falo acima de 50 centímetros. Para se ter uma ideia, eu tive que trocar de carro, de um carro normal para um carro utilitário, que é mais alto. Esse carro possibilita que eu entre e não enganche em algum buraco. Eu vim do Centro. No Centro, eles tiram o asfalto pra colocar outro. Claro, é manutenção, mas o ideal seria que eles asfaltassem todas as ruas, depois fizessem a manutenção das ruas que estão se deteriorando”, disse o engenheiro eletricista.
Buracos dificultam o tráfego de carros e atrapalham quem passa a pé pelas ruas do Jardim Dora
TV Diário/Reprodução
Segundo os moradores, a luta é antiga, assim como as promessas que passam de gestão para gestão. Diversos protocolos já foram abertos na Prefeitura mas nenhum serviço chega, só mesmo o IPTU, que segundo eles está cada vez mais caro.
“Eles não diminuíram. Muito pelo contrário, eles aumentaram e consideravelmente. Aqui, dia de chuva, como a via fica muito escorregadia, não temos como sair nem a pé, nem de carro, porque o carro começa a patinar, deslizar, jogar pedrinhas pra tudo quanto é lugar. A gente fica numa situação muito difícil. E a pé é dessa maneira, corre o risco de escorregar, de torcer o pé, de cair e aí é um prejuízo muito maior”, contou a cabeleireira Livia Santa Terra.
De acordo com a Prefeitura, o bairro Jardim Dora está recebendo serviços de pavimentação e construção de sistema de drenagem em quatro vias, que são as ruas José Caloni, Nadalete Santa Sofia e Domingos Alves da Silva, além de um trecho da Estrada do Guinza. A Rua Paulo Nunes está no programa de pavimentação e deve receber o asfalto ainda este ano.
“Pesquisando com os vizinhos, dizem que esse projeto já tem mais de 30 anos. Alguns vizinhos relatam ‘perdemos as esperanças’”, completou Thiago.
Fortunata Lopes diz que precisou trocar de carro depois que o dela quebrou por causa dos buracos na Rua Paulo Nunes, além do prejuízo, ela questiona os pagamentos de impostos.
“Deu problema no câmbio e eu tive um custo de R$ 5 mil pra poder arrumar o câmbio. Se tivesse numa rua asfaltada, se tivesse uma pavimentação boa, a gente não teria esse custo. Então, não só eu mesmo, tem também outros moradores também que tiveram problemas com o carro. A gente paga IPVA, a gente paga IPTU, porque todos os moradores dessas ruas pagam os impostos, tudo corretamente e não temos o asfalto merecido. É um direito nosso, nós estamos reivindicando por um direito nosso, nada a mais do que nós temos direito”, disse a auxiliar administrativa.
Na Rua Diógenes, além dos diversos buracos, uma obra da Prefeitura tem sido alvo de questionamentos dos moradores.
“Essa obra faz 15 dias que foi terminada. E você já pode ver que, com a enxurrada, já tem infiltração de água, ou seja, vai ser um trabalho perdido. Logo logo isso vai estar cedendo e nós vamos ter, de novo, outro problema. Então, a gente pede encarecidamente às pessoas competentes que venham nos auxiliar aqui”, ressaltou Livia.
A Prefeitura de Suzano esclareceu que foi concluída nas últimas semanas a primeira etapa dos serviços de pavimentação asfáltica no Jardim Dora. O trabalho envolveu as ruas Nadalete Santa Sofia, José Caloni e Domingos Alves da Silva e parte da Estrada do Guinza. A administração disse ainda está realizando levantamento de previsão orçamentária, além de estudos e levantamentos sobre as próximas fases, para trabalhos nas demais vias públicas do bairro.
De acordo com a Prefeitura, a empresa responsável segue no Jardim Dora para regularizar algumas questões estruturais identificadas nas embocaduras dos trechos que receberam as obras, o que deve ser finalizado nos próximos dias. Tão logo isso ocorra, terão início os serviços de sinalização de trânsito.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.