Apesar do alerta da Defesa Civil para pancadas de chuva e rajadas de vento entre esta sexta-feira (18) e domingo (20), a previsão não indica tempestades para a região de Mogi das Cruzes. De acordo com o Climatempo, não há previsão de chuva para esta sexta-feira (18), com a máxima chegando a 29°C, em um dia de sol com períodos de céu nublado à noite.
No sábado (19), a chegada de uma frente fria deve provocar queda nas temperaturas, com mínima de 15°C e máxima de 20°C. O Climatempo prevê céu nublado durante todo o dia e possibilidade de garoa. A umidade relativa do ar deve variar entre 88% e 98%.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
Para o domingo (20), a previsão também é de céu nublado e possibilidade de chuva fraca.
A partir de segunda-feira (21), os termômetros devem voltar a subir, com máximas variando entre 15°C e 26°C. Já na terça-feira (22), os moradores de Mogi podem se preparar para mais um pico de calor, com a máxima atingindo 31°C. A previsão é de que a chuva retorne apenas na quarta-feira (23).
Recomendações de segurança em caso de tempestades em Mogi
Na última semana, Mogi das Cruzes registrou estragos causados por uma tempestade, que resultou na queda de árvores e no desabamento de um muro. Segundo o DAEE, foram registrados 10,2 mm de chuva em 24 horas, mas não houve pontos de alagamento significativos, segundo a Prefeitura.
Para evitar acidentes em casos de tempestades, a Defesa Civil do Estado de São Paulo recomenda as seguintes medidas de segurança:
- Evite áreas abertas, como campos de futebol, estacionamentos e praias;
- Fique longe de objetos altos e isolados, como árvores, postes e caixas d’água;
- Durante chuvas fortes, mantenha distância de aparelhos ligados à rede elétrica, como geladeiras e TVs;
- Não tome banho durante uma tempestade;
- Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
- Nunca tente atravessar enxurradas ou áreas alagadas;
- Se estiver em áreas de encosta, fique atento a sinais de movimentação do solo, como rachaduras, árvores inclinadas e água barrenta;
- Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e acione o serviço de emergência;
- Essas orientações visam garantir a segurança em situações de risco meteorológico, mesmo que, para Mogi das Cruzes, as previsões não indiquem tempestades neste fim de semana.
O post Contrário às previsões, Mogi terá apenas chuva fraca neste final de semana apareceu primeiro em O Diário de Mogi.