Cinco cidades do Alto Tietê somam mais de 60 antenas de 5G


Mogi das Cruzes é a cidade com mais antenas. Ativação do 5G completa um ano de ativação no Brasil nesta quinta-feira. Cidades do Alto Tietê têm antenas que permitem a captação do sinal 5G nos celulares
Camila Vasconcelos/g1
O Alto Tietê já tem 61 antenas de 5G. Nesta quinta-feira (6) completa um ano da ativação do 5G no Brasil. No País a cobertura alcançou 315 municípios. No Alto Tietê ela já está presente em Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano.
Mogi das Cruzes é a cidade com mais antenas na região, um total de 23. Em segundo lugar está Itaquaquecetuba com 16 e depois vem Suzano com 14. Ferraz de Vasconcelos e Poá estão em último lugar com quatro antenas cada uma.
Próximos passos
Desde que foi ativada,  o 5G já alcançou 10 milhões de usuários no Brasil, marca que o 4G demorou pouco mais de dois anos para ter, segundo estudo do Sindicato das Empresas de Telecomunicações e Conectividade (Conexis).
O número de usuários vai aumentar ainda mais durante este ano: ao todo, 1.610 municípios já receberam autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ativar o sinal.
A ativação, no entanto, depende de as operadoras instalarem os equipamentos e pedirem à Anatel a ativação das antenas.
Leia Também
5G afeta sinal de TV na parabólica antiga; guia traz tudo sobre a mudança e quem pode pedir nova antena gratuita
Quem vai conseguir usar algum tipo de 5G? Veja celulares compatíveis
5G no Brasil: mapa mostra todas as antenas nas 315 cidades com a tecnologia; confira
Atualmente, o grupo de trabalho do governo busca liberar a ativação do sinal nos municípios que possuem população igual ou maior a 200 mil habitantes e em 25% das cidades com até 30 mil habitantes.
O cronograma prevê que pelo menos até 1º de janeiro de 2026 o sinal comece a ser liberado nos municípios com menos de 30 mil moradores.
Assista a mais notícias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.