Mogi das Cruzes lança aplicativo para reforçar segurança nas escolas municipais


Ferramenta ficará disponível para a direção das escolas acionarem a GCM em casos de urgência. Segundo o prefeito Caio Cunha (Pode), maior função da ferramenta é criar uma conexão direta com a Central de Monitoramento de Emergências Públicas. Mogi das Cruzes lança aplicativo para aumentar segurança nas escolas
Mogi das Cruzes passa a contar com um aplicativo de celular para reforçar a segurança nas escolas da cidade. A Prefeitura de Mogi realizou o lançamento da ferramenta em evento na Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp).
De acordo com o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (PODE), a medida faz parte de um conjunto de medidas. “Ele é um complemento dos totens que já foram instalados. Hoje a gente tem 20 totens já instalados em escolas e mais dez até o dia 10 de maio”.
LEIA TAMBÉM
Reunião em Mogi discute ações para melhorar segurança nas escolas
Câmara de Vereadores de Mogi realiza reunião pública para discutir a segurança nas escolas da cidade
Aplicativo Emergência Escolar foi lançado nesta sexta-feira (28) em Mogi das Cruzes
TV Diário/Reprodução
Os funcionários das unidades de ensino serão os responsáveis pelo uso do aplicativo, que deverá ser acionado apenas em casos de urgências.
“Agora, todas as escolas, as 213 escolas do município, tanto creche como fundamental I, vão ter esse aplicativo que, inicialmente, fica com uma pessoa ou com o diretor, ou então com alguém que ele encaminhar e, posteriormente, a gente amplia o número de servidores. A maior função dele é criar uma conexão direta com a nossa central de monitoramento. Então, o professor, o diretor acionou o botão desse aplicativo, imediatamente a nossa Central de Monitoramento já é acionada e avalia, por meio das câmeras, por meio também de georreferenciamento, onde está acontecendo isso e encaminha, de imediato, à nossa GCM”, disse o prefeito.
Ele ainda ressaltou que o planejamento para a implantação do aplicativo foi realizado com as polícias Civil e Militar, além da Guarda Civil Municipal. “Mais do que o investimento na tecnologia, é a união das forças de segurança, tanto do município, quanto da Polícia Civil e Militar, que são do estado. Todo esse investimento, essa estratégia, esse planejamento têm sido feitos de forma muito em conjunto com todas as forças de segurança”.
Além do aplicativo, a Prefeitura também instalou 40 totens de segurança nas escolas e em outras regiões de Mogi das Cruzes. De acordo com Cunha, o objetivo do aparelho é diminuir a criminalidade ao redor da cidade.
“Graças a Deus, nas escolas a gente nunca teve tanta incidência. Mas em alguns pontos específicos, como por exemplo no Centro da cidade, ali no Largo 1º de Setembro, o índice de criminalidade caiu drasticamente. Então, por exemplo, no Centro da cidade faz 20 dias que não tem esse tipo de ocorrência”.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.