Produtores de Mogi das Cruzes começam a receber ‘CEP Rural’; entenda a iniciativa e como se cadastrar

Ação faz parte do programa Rotas Rurais, do Governo do Estado. Além de ajudar a mapear endereços do campo, CEP Rural leva cidadania e facilita o acesso a serviços. Endereço digital rural é entregue para mais de mil produtores de Mogi das Cruzes
Mais de mil produtores de Mogi das Cruzes devem receber o endereço digital rural (CEP Rural) uma iniciativa do programa Rotas Rurais, do Governo do Estado, com a administração municipal e o Sindicato Rural da cidade.
A iniciativa usa tecnologia avançada, com apoio de ferramentas de geolocalização para solucionar falta de endereço oficial em propriedades rurais. Como resultado, leva cidadania e facilita o acesso a serviços no campo.
Como funciona
Rodrigo Cordeiro, que produz morango e lúpulo há quatro anos, é um dos beneficiados. Ele fez o cadastramento na administração municipal e recebeu um cartão com o CEP Digital, uma numeração que o identifica como agricultor.
“O Rotas Rurais possibilita a gente ser enxergado. Tem um ponto de referência dentro do post code [código postal], do Google Maps, e as pessoas podem chegar com mais facilidade à nossa propriedade rural”, explica.
Do campo para o mapa, a iniciativa funciona de forma simples. Basta colocar o código postal no navegador de GPS e aguardar. Em seguida, é traçada a rota que leva até o sítio. Uma facilidade que deve ajudar Rodrigo nos negócios.
É que além de produtor, ele também trabalha com turismo rural. O sítio dele recebe visitantes, que podem conhecer a plantação e tomar café com produtos da roça. A expectativa é que esses clientes cheguem com mais facilidade.
“Nós recebemos turistas aqui, não só de Mogi, como de São Paulo e do Brasil inteiro. Com esse post code, a gente pode disponibilizar isso para o nosso turista. Ele chega na nossa porteira de forma rápida e tranquila”, completa.
“O estado tem isso como uma meta, que é colocar o campo no mapa. Com o campo no mapa, vai conseguir fazer com que o serviço chegue até eles, passando o campo de dados para Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e até mesmo de saúde, com SAMU podendo chegar a esse produtor rural”, detalha Eduardo de Melo, chefe de divisão de tecnologia da Secretaria de Agricultura de Mogi.
Como se cadastrar
O cadastramento pode ser feito às sextas-feiras, das 9h às 16h, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que fica no mercado do produtor. O endereço é Avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 550 – primeiro andar, no bairro do Mogilar.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.