Na sessão ordinária desta terça-feira (19), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 27/2024, apresentado pelo vereador Edu Ota (Pode). A proposta consignou o título de Cidadão Mogiano ao coordenador do Akimatsuri, Daniel Keyti Aoyagui, pelos “relevantes serviços prestados ao Município”.
“Cumpre destacar, que Daniel foi um dos principais responsáveis pela instalação de internet na zona rural de Mogi das Cruzes, através da iniciativa privada, alinhado com o poder público e a população dos bairros Cocuera, Vila Moraes, Capela 11 e Biritiba-Ussú”, pontuou o parlamentar, no documento apresentado ao Plenário.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
Biografia
Nascido em 23 de junho de 1980, no município de Suzano, o homenageado é filho do engenheiro mecânico Claudino Tsiharu Aoyagui e de Tereza Tieko Nakamura Aoyagui, bacharel em Artes.
Juntamente com seu irmão caçula, Danilo Koji Aoyagui, Daniel passou a sua infância em Mogi das Cruzes. Em seus primeiros anos escolares, estudou na rede municipal de ensino, mais precisamente até o 4° ano, quando ingressou no Instituto Dona Placidina e permaneceu até o 8°ano, do então ginásio, finalizando o ensino médio no tradicional Colégio Santa Mônica.
Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) com pós-graduação em Administração em Marketing, pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), iniciou sua carreira profissional antes mesmo de concluir sua formação acadêmica. Aos 14 anos de idade, seu primeiro trabalho foi na gráfica, onde hoje é diretor comercial (Murc Editora Gráfica), período em que, se dividia entre os estudos e o trabalho.
Entre 2006 e 2008, Daniel começou a atuar no Bunkyo — Associação Cultural de Mogi das Cruzes, auxiliando na organização e atividade de palco na festa Akimatsuri, realizada anualmente pela associação. Em 2009, assumiu o cargo de Coordenador de shows e atrações do festival,
Em 2011, Daniel fundou uma filial de um grupo internacional de networking, exercendo diversos cargos de liderança, como a diretoria executiva. Durante os anos em que participou do grupo, palestrou para mais de cinco mil pessoas e liderou mais de quatrocentos empresários, contribuindo com a economia da cidade.
Após isso, em 2023, iniciou o projeto Bunkyo Empresarial, com o intuito de dar oportunidades aos empresários de Mogi das Cruzes e região, para que expandissem suas redes de contato, conhecimento e negócios, contando atualmente com aproximadamente 100 associados.
No final de 2019 Daniel assumiu o cargo de coordenador geral do Akimatsuri. Aoyagui também é coordenador do grupo Taiko do Bunkyo e membro oficial da comitiva da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, que visitou as cidades irmãs Seki, Toyama e a cidade de Hamamatsu no Japão.
O post Coordenador do Akimatsuri receberá homenagem da Câmara de Mogi apareceu primeiro em O Diário de Mogi.