Patrulha Ambiental de Suzano flagra descarte ilegal de resíduo com alumínio no Rio Jaguari


Agentes chegaram no local após denúncia anônima. Um homem, acompanhado de três ajudantes, fazia o descarte de um material com alumínio nas margens do rio e na água. Patrulha Ambiental de Suzano flagra descarte ilegal de resíduo com alumínio no Rio Jaguari
Prefeitura de Suzano/Divulgação
O Grupamento de Patrulha Ambiental (GPA) flagrou quatro homens descartando um resíduo com alumínio no Rio Jaguari, em Suzano. O caso aconteceu nesta quinta-feira (13).
A Guarda Civil Municipal (GCM) relata que os agentes chegaram até o local após denúncias anônimas. Um homem, acompanhado de três ajudantes, fazia o descarte de um material com alumínio nas margens do rio e na água.
Segundo a Prefeitura, uma empresa clandestina retirava água do rio para fazer lavagem de matéria de siderurgia para extração de alumínio, fazendo o descarte do que era rejeitado – o efluente “borra” – de volta ao rio sem nenhum tratamento, deixando o local com um forte cheiro de amônia.
Os quatro suspeitos foram conduzidos a 2ª Delegacia de Polícia de Suzano. O local onde ocorriam as atividades irregulares foi embargado pela Prefeitura e a ocorrência foi comunicada à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que é responsável pelo controle de ações com resíduos perigosos. O órgão deve fazer uma vistoria na área para demais procedimentos.
O responsável pela conduta ilegal responderá pela intervenção causada em Área de Preservação Permanente (APP) e, além da multa, pode ter uma pena de um a quatro anos de reclusão.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.