No total, 25 policiais participaram da iniciativa, que teve como objetivo estabelecer procedimentos gerais para prevenir incidentes desta natureza na área de Suzano e nas demais cidades atendidas pelo batalhão. Além disso, a ação serviu para aumentar a sensação de segurança e a visibilidade da Polícia Militar para os munícipes.
Foram utilizadas quatro viaturas operacionais e uma de resgate na atividade. O simulado começou com policiais disfarçados de criminosos invadindo o pátio da empresa. Em seguida, PMs chegaram ao local e reagiram ao ataque dos suspeitos, iniciando uma troca de tiros com munições de festim. A ação prosseguiu com o socorro a um policial e aos suspeitos feridos, prisão dos indivíduos ilesos e posterior varredura do local.
O secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, que também marcou presença no evento, parabenizou a corporação pela iniciativa. “São ações como essa que preparam os agentes para lidarem com situações de risco. Assim como a Polícia Militar, nossa Guarda Civil Municipal (GCM) também realiza atividades que visam intensificar a ação dos agentes, aumentando a sensação de segurança da nossa população. Treinamentos como esse são referências para nós”, ressaltou o chefe da pasta.
Ashiuchi, por sua vez, agradeceu pela parceria que a cidade tem com a Polícia Militar. “Ela resulta em mais segurança para nossos munícipes. Os agentes atuam em conjunto com nossos GCMs e isso só beneficia a população, que se sente mais segura andando nas ruas. É uma parceria que deu liga e que resulta em grandes ações como a que tivemos hoje”, declarou o chefe do Poder Executivo suzanense.
Também acompanharam o simulado o comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 12 (CPA-M/12), coronel Reges Meira Peres; a chefe da Divisão Operacional do CPA-M/12, Cláudia Regina Candido; o comandante do 32º BPM/M, tenente-coronel Evandro Clementino Mendes; o comandante do 17º BPM/M, major Luciano Anderson Tirelli; a comandante da GCM de Suzano, Tatiana Orita; o gerente operacional da Radial, Wellington Vidal; o assistente de Comunicação da Radial, César Alexandre Silva Teixeira; o vice-prefeito eleito de Poá, Eliardo Jordão; e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Poá, Cláudio José Machado.