A Prefeitura de Mogi das Cruzes entregou, nesta quinta-feira (28), 257 pistolas Glock e 15 mil munições à Guarda Civil Municipal (GCM). Com o novo armamento, todos os guardas civis aptos a portar armas terão uma específica para uso durante o serviço, o que elimina a necessidade de realizar procedimentos diários de armamento e desarmamento.
As novas armas, que seguem o padrão utilizado por forças de segurança como as polícias Militar e Civil, poderão ser levadas pelos guardas para casa, agilizando a mobilização em situações de emergência.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Acesse O Diário no YouTube e receba conteúdos exclusivos.
A entrega foi realizada no Centro de Operações Integradas (COI) e envolveu representantes da Prefeitura, da GCM, da Polícia Militar e da Polícia Civil. A distribuição das pistolas aos guardas será feita nos próximos dias.
Ampliação dos serviços em Mogi
Nos últimos anos, a Guarda Civil de Mogi das Cruzes passou por diversas melhorias, como a ampliação do efetivo, que atualmente conta com 313 guardas – um crescimento de 50,5% em relação a 2021. Além disso, a corporação conta com oito grupamentos especializados, incluindo ROMU, ROMO, Canil e Patrulha Maria da Penha.
Outras ações incluem a entrega de 10 viaturas, 12 motocicletas e a substituição de câmeras antigas por modelos mais modernos, ampliando a capacidade de vigilância. Mogi das Cruzes agora conta com cerca de 700 câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade, incluindo 40 totens de segurança em praças, escolas e áreas públicas.
A GCM também opera no COI, inaugurado em setembro do ano passado, que reúne o monitoramento de câmeras, o sistema de muralha eletrônica e o setor de inteligência da corporação.
Vale ressaltar que a Guarda Civil Municipal atende emergências pelo telefone 153, disponível 24 horas.
O post GCM de Mogi das Cruzes recebe mais de 250 armas novas apareceu primeiro em O Diário de Mogi.