Os avanços da tecnologia e o descobrimento de novas técnicas de tratamento são pontos importantes para que nós médicos ofereçamos aos pacientes técnicas minimamente invasivas e resultados mais rápidos e menos dolorosos. Sempre atrás desses objetivos, participei em novembro do Congresso Brasileiro de Trauma, realizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, no Rio de Janeiro. Entre os pontos que mais me chamaram a atenção, estão os procedimentos de infiltração de medicamento e bloqueio realizados com o auxílio de ultrassonografia. Hoje em dia, esses tratamentos são realizados à cega, sem o auxílio da tecnologia, com o risco de a aplicação não ocorrer no local necessário.
Além da facilidade de realizar a aplicação com a agulha e seringa, a maior efetividade do resultado é um ponto a ser destacado. Ainda existem pacientes, sobretudo aqueles com dor crônica, que costumam ser receosos a novas técnicas, mas com o retorno mais assertivo, tenho certeza que eles ficam mais convencidos a passar pela técnica. No Imot, um grupo de médicos está sendo montado para receber essa capacitação. Ela será uma alternativa aos pacientes que fogem de fisioterapia, acupuntura ou ainda àqueles casos que precisam de mais um tratamento combinado.
Os congressos são realizados pelas indústrias médica e farmacêutica, como forma de mostrar essas novas técnicas, medicamentos e também de proporcionar o networking entre os profissionais da saúde. De modo geral, é muito importante para o profissional que ele participe desses encontros, para conhecer não só as novidades do agora, mas também os rumos da medicina. No Imot, temos um time de medicina do esporte. Para esse setor, destaco os resultados das grandes empresas com os testes da Câmara Hiperbárica. Essa é uma estrutura em que o paciente é fechado dentro da câmara e ela joga uma pressão de oxigênio muito grande no ambiente, de modo que ocorra uma regeneração das células e da pele muito mais rápida. É uma alternativa para curar feridas, infecções e está sendo usada até pelos grandes clubes de futebol para que atletas vençam o cansaço oxidativo dos jogos em menor tempo, permitindo que ele tenha condições para um novo confronto mais rápido.
Com o avanço da tecnologia, foram apresentadas no congresso cirurgias realizadas por robôs e computadores, a partir do manuseio do profissional. Em avaliação geral, esse congresso serviu para trazer novas técnicas para a nossa rotina e também para ver as novidades que o mercado está pensando para o futuro. A medicina tem avançado dia a dia com as atualizações tecnológicas, então o médico que não busca o conhecimento fica para trás. A gente também volta a atender com um plus, de saber que pode oferecer ao paciente sempre as melhores condições de tratamento.
Sobre o Imot
O IMOT é um dos maiores institutos especializados em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Atualmente conta com duas unidades, nas cidades de Mogi das Cruzes e Suzano, na Grande SP, com pronto atendimento, consultas, fisioterapia, hidroterapia e diversos tratamentos especializados. O pronto atendimento funciona todos os dias na unidade mogiana, das 8h às 22h. A unidade de Mogi conta ainda com o Imot Care, um andar inteiro pensado para tratamento e prevenção de fraturas e contusões, além de 11 especialidades médicas em diferentes áreas. Já a Imot Move Saúde é uma clínica do movimento e promoção de saúde, que atende no 2º andar do prédio. Para mais informações, acesse o site do Imot.
O post Ortopedista do Imot participa de congresso e traz nova possibilidade de tratamento ao instituto apareceu primeiro em O Diário de Mogi.