Com a chegada do verão e o aumento do fluxo de turistas no litoral paulista, cresce a preocupação com a qualidade da água das praias. Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), 38 praias no estado estão classificadas como impróprias para banho. A análise foi atualizada na última quinta-feira (2) e considera amostras coletadas até o dia 29 de dezembro.
O relatório abrange praias do Litoral Norte, Baixada Santista e Litoral Sul. No total, o litoral paulista possui 175 praias monitoradas, e a classificação de balneabilidade considera a quantidade de bactérias encontradas na água, especialmente aquelas provenientes de esgoto.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
- Siga O Diário no X (Twitter) e fique por dentro de tudo.
Além dos riscos à saúde relacionados ao contato com água contaminada, o governo estadual tem alertado para o surto de virose que afeta a região litorânea. A Secretaria de Saúde orienta os municípios a intensificarem as ações de vigilância epidemiológica, enquanto a população é incentivada a evitar o contato com praias sinalizadas como impróprias.
Confira a lista de praias impróprias para banho:
Ubatuba
- Itaguá – Av. Leovegildo, 240;
- Itaguá – Av. Leovegildo, 1724;
- Lázaro.
Caraguatatuba
- Prainha.
São Sebastião
- Cigarras;
- São Francisco;
- Arrastão;
- Pontal da Cruz;
- Deserta;
- Porto Grande;
- Preta do Norte.
Ilhabela
- Itaquanduba;
- Itaguaçu;
- Portinho;
- Feiticeira;
- Julião.
Guarujá
- Perequê;
- Enseada – Av. Santa Maria.
Santos
- Ponta da Praia;
- Aparecida;
- Embaré;
- Boqueirão;
- Gonzaga;
- José Menino – R. Olavo Bilac;
- José Menino – Av. Frederico Ozanan.
São Vicente
- Milionários;
- Gonzaguinha.
Praia Grande
- Aviação;
- Vila Tupy;
- Vila Mirim;
- Maracanã;
- Real;
- Flórida.
Mongaguá
- Central;
- Vera Cruz;
- Santa Eugênia.
Itanhaém
- Sonho;
- Balneário Jardim Regina.
Cuidados e orientações
A Cetesb recomenda que a população evite entrar no mar em praias classificadas como impróprias. Além disso, não é indicado tomar banho de mar nas 24 horas seguintes a chuvas intensas, já que o volume de esgoto e resíduos carreados para o mar aumenta significativamente.
Com o surto de virose na região, é essencial redobrar os cuidados de higiene, como lavar as mãos antes de se alimentar e consumir apenas água filtrada ou de procedência confiável. Qualquer sintoma, como diarreia, febre ou mal-estar, deve ser comunicado a um profissional de saúde.
Para informações atualizadas sobre a qualidade das praias, os turistas podem consultar o site ou o aplicativo da Cetesb, que sinaliza a balneabilidade com bandeiras no local.
O post 38 praias do litoral paulista estão impróprias para banho, aponta Cetesb; confira a lista apareceu primeiro em O Diário de Mogi.