Dengue: Alto Tietê registrou 58 mortes e mais de 59 mil casos confirmados em 2024


Dados da Secretaria Estadual de Saúde indicam que Mogi das Cruzes foi a cidade com mais óbitos e casos registrados no ano passado. Na comparação com 2023, houve alta de mais de 5.000% nos casos. Casos de dengue aumentaram no Alto Tietê em 2024, na comparação com 2023
Reprodução/EPTV
O Alto Tietê registrou 58 mortes e mais de 59 mil casos de dengue em 2024, de acordo com dados do Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde. Na comparação com 2023, houve alta de mais de 5.000% nos casos (1.094 infecções no ano anterior). Além disso, apenas uma morte havia sido contabilizada no período.
Neste ano, até 17 de janeiro, a região contabilizou mais de 60 confirmações pela doença, números que ligam o alerta às autoridades e à população. Em 16 de janeiro, o Ministério da Saúde confirmou a primeira morte por dengue no ano em São Paulo.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
O levantamento com os dados do ano passado também indica que Mogi das Cruzes foi a cidade com mais mortes e casos registrados da doença no ano passado. Foram mais de 19,3 mil confirmações e 23 mortes no município.
Oito das dez cidades da região registraram mortes por dengue. No entanto, Arujá e Salesópolis foram as únicas que não confirmaram óbitos.
LEIA MAIS:
SP registrou recorde de mais de 2 milhões de casos de dengue em 2024, e previsão para 2025 é de aumento, diz especialista
Governo de SP cria sala de situação para monitorar dengue, chikungunya e zika
Estado de SP tem primeira morte por dengue em 2025, diz MS; casos da doença chegam a 8,4 mil
Recorde no estado
No ano passado, a dengue superou os 2 milhões de casos confirmados no estado de São Paulo e chegou a quase 2 mil mortes, segundo o painel de monitoramento da doença alimentado pela SES. Esses são os maiores números registrados desde o início do registro da série histórica no estado, em 2000.
Mas os números da doença não bateram recordes somente no estado de SP, já que o país inteiro sofreu uma alta inesperada nas mortes e casos. Em abril, o Brasil já havia batido o maior número de mortes da série histórica.
Casos de dengue aumentam durante o verão devido ao calor e as chuvas
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.