Obras da Sabesp na Avenida Major Pinheiro Froes, em Suzano, já duram doze anos


Motoristas que trafegam pela via reclamam de transtornos causados pelos serviços. A Sabesp disse que a obra da tubulação de esgoto está pronta e reforçou que o acabamento e fechamento dos poços que faltam terminam em agosto. Prazo de obras da Sabesp em via movimentada de Suzano expira nesta segunda-feira
Mais um prazo dado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para a conclusão da obra que já dura doze anos na Avenida Major Pinheiro Froes, uma das vias mais movimentadas de Suzano, termina nesta segunda-feira (31). A situação atrapalha e indigna os motoristas que trafegam pela avenida diariamente.
A Avenida Major Pinheiro Froes é caminho para quem vai para Poá e Itaquaquecetuba. A via sempre está bem movimentada, com trânsito intenso que piora ainda mais por causa de uma obra que acontece há mais de 12 anos.
Waldson Soares da Cunha trabalha como motorista de aplicativo e passa pelo local várias vezes por dia. Para ele, a demora na entrega da obra é uma vergonha e precisava ser cumprida.
“Atrapalha. Agora você vê que tem um ‘trânsitozinho’, só que tipo, no horário de pico o trânsito é gigante. Seria duas mãos, se torna uma devido [estar] fechado, aí fica aquele monte de carro e pra passar aqui é complicado. Depende que flua pra gente ganhar, senão a gente fica parado, eu não ganho. O pessoal também cansado, está saindo do horário, estressa alguma coisa assim. É chato mesmo”.
Trabalhos também provocaram vazamentos em trechos da via
TV Diário/Reprodução
A obra começou em 2011 e é uma responsabilidade da Sabesp. A implantação de esgoto faz parte do Projeto Tietê, beneficiando as cidades de Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos e o extremo leste de São Paulo.
Mesmo com os trabalhos, os motoristas reclamam dos transtornos.
“Eu trabalho em Suzano faz dez anos e a obra continua nesse período todo. Eu acredito que, pra gente que pega todos os dias essa estrada, ela é um pouco difícil. Às vezes tem muito trânsito no horário de pico. E eles nunca terminam, nunca deixam a gente informado de nada. Acho que é bem chato mesmo”, explicou o vendedor Vitor Henrique Ruiz.
Para algumas pessoas, os problemas com a obra vão além do trânsito.
“Aqui não para de sair água. Afeta tudo a rua ali. Água daqui. Sai daqui e ali fica empoçado de água”, disse o técnico de refrigeração Ezequiel da Silva Couto.
Obra da Sabesp causam transtornos na Avenida Major Pinheiro Froes há mais de uma década
TV Diáiro/Reprodução
A reportagem do Diário TV flagrou vazamentos de água em outros pontos da obra, mas não conseguiu identificar se é esgoto ou água limpa.
Várias reportagens foram feitas pelo Diário TV desde 2017 com comerciantes e motoristas questionando os prazos para entrega do serviço que passaram a não ser cumpridos. Na última vez, no início do mês passado, a promessa era que a obra fosse entregue até esta segunda.
“Dor de cabeça, questão de trânsito e não informar a população sobre o que está acontecendo. O progresso, o quanto falta, o que não falta. Porque não adianta ficar dando data também e ficar procrastinando isso aí”, contou o comerciante Alexandre Peters em junho deste ano.
Recentemente, em uma nova nota, a Sabesp disse que o acabamento e fechamento dos poços faltantes serão concluídos em agosto.
“Eles tão enrolando demais porque sempre eles vão lá e falam ’está acabando, está acabando’. Estava aqui, agora estão lá, aí vai mudando. Não sei quando vai acabar isso não”.
Em nota, a Sabesp lembrou que a obra da tubulação de esgoto está pronta, e reforçou que o acabamento e fechamento dos poços que faltam terminam mesmo em agosto.
Já a Prefeitura de Suzano disse que cobra rapidez nos serviços e informou que as intervenções vão contemplar 360 mil pessoas de quatro municípios da região.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.