Atividades culturais em Guararema celebram João Pacífico


Compositor e um dos principais nomes da música caipira passou últimos anos de vida em Guararema. Durante o mês de agosto cidade terá apresentações musicais e festival. Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello, em Guararema, vai receber programação do festival
Prefeitura de Guararema/Divulgação
Guararema promove em agosto diversas atividades culturais gratuitas que celebram João Baptista da Silva, o João Pacífico. A programação tem início neste sábado (5) com uma homenagem musical. João Pacífico (1909-1998), grande compositor, entusiasta e um dos principais nomes da música caipira, nasceu em Cordeirópolis (SP) e passou os últimos anos da vida em Guararema. O artista é conhecido por canções como ‘Cabocla Tereza’ e ‘Chico Mulato’.
Neste sábado, a partir das 9h, amigos, cantores e admiradores da obra e cancioneiro de João Pacífico se reúnem na entrada do Cemitério São Benedito, ao número 105 da rua Marcondes Flores, no Centro da cidade, para entoar um tributo que percorre todo o local até o túmulo do ídolo.
No dia 10 de agosto, às 20h, a Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo” será palco para o espetáculo ‘Poeta do Sertão’, protagonizado pelo casal Maria Antonia e Frederico Mogentale, o Freddy, que conheceram João Pacífico em 1981 e o convidaram para morar em Guararema, onde João Pacífico levava uma vida tranquila, regada a muita moda de viola com os amigos.
Ainda durante o mês de agosto será realizado o 2º Festival João Pacífico de Música Caipira de Guararema, fruto de um edital municipal que recebeu inscrições de artistas de todo o país.
Com show de João Paulo Amaral, a abertura do evento será no dia 11, às 20h, no Parque de Lazer “Professora Deoclésia de Almeida Mello”. Ele tocará as principais faixas do repertório de João Pacífico, inaugurando o palco que no dia seguinte receberá os artistas que participaram do edital 001/2023, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. “Idealizado para preservar a memória de um dos principais nomes da música sertaneja raiz”, define o secretário de Cultura e Turismo Mateus Sartori.
O festival recebeu mais de 100 canções de 58 proponentes de 37 cidades e 11 estados diferentes. Uma comissão julgadora formada por profissionais da área cultural e musical analisou todas as inscrições e selecionou 13 delas, de artistas de Guararema, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Atibaia, São Paulo, Rio de Janeiro e também Belo Horizonte e Contagem, de Minas Gerais; Vitória da Conquista, na Bahia; Ouricuri, em Pernambuco; e Afonso Cláudio, no Espírito Santo.
Estas canções serão apresentadas para o público, no dia 12 de agosto a partir das 19h. As melhores receberão um troféu conforme previsto no edital. Todas as atividades relacionadas a João Pacífico são gratuitas e têm classificação indicativa livre.
Assista a mais notícias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.