Ex-vice-presidente estadual do PL-SP acusado de abusar da filha e de netas é condenado a 40 anos de prisão


José Renato da Silva, também ex-presidente da Câmara de Suzano, foi acusado de abusar sexualmente das menores em julho do ano passado. Apesar da sentença, o réu poderá recorrer em liberdade. José Renato da Silva, ex-vice presidente do PL-SP e ex-presidente da Câmara de Suzano, é acusado pela filha de abusar sexualmente dela e das netas na infância
Reprodução/Facebook
O ex-presidente da Câmara de Suzano e ex-vice-presidente do Partido Liberal (PL) em São Paulo, José Renato da Silva, foi condenado a 40 anos de prisão por ter abusado sexualmente das netas menores de idade. A sentença foi dada na noite desta sexta-feira (11), pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. O réu poderá recorrer em liberdade.
Silva foi acusado pela filha de ter abusado sexualmente dela quando tinha 7 anos e, anos depois, das filhas dela, a partir dos 6 e 7 anos. As netas teriam sido abusadas por um período de 9 anos.
Denis Souza do Nascimento, advogado do ex-vereador, informou que ainda não foi intimado. “Esse processo tramita em segredo de Justiça, assim, por ética e em cumprimento da lei, não posso comentar nada sobre os autos”, disse.
José Renato da Silva é acusado de ter abusado da filha, ainda na infância, e das netas a partir dos 6 e 7 anos
Reprodução/Facebook
Sobre o caso
Em um relato em uma rede social, publicado no dia 6 de julho do ano passado, a filha do acusado afirmou que o pai havia sido indiciado pelos crimes e que por décadas manteve o abuso que sofreu em segredo.
“Esse pensamento continuou até o dia em que eu descobri que ele, meu pai, também tinha abusado das minhas filhas. Sem dúvidas, foi o pior dia da minha vida. Parecia que o mundo era apenas um campo magnético que me puxava para baixo. Não sabia sequer que direção tomar. Relembrar esse dia dói mais do que relembrar o próprio abuso que sofri. Como ele pôde? Com minhas filhas? Por semanas senti vergonha, culpa e fragilidade, tristeza e indignação. A coragem que nunca tive enquanto filha, tive enquanto mãe”, relatou em sua rede social.
Vice-presidente estadual do PL-SP é acusado de abusar da filha e de netas: ‘A coragem que nunca tive enquanto filha, tive enquanto mãe’
Reprodução/Instagram
De acordo com a polícia, o inquérito foi instaurado no dia 8 de abril de 2022. Dias depois, o inquérito foi aberto. Na época, o site do TJSP mostrava que Silva respondia a um processo por estupro de vulnerável. Já um documento da Justiça Eleitoral aponta que José Renato deixou de ser vice-presidente do PL no dia 6 de abril de 2022.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.