As disputas começaram na última quarta-feira (02/04). O primeiro dia contou com a participação de 10 escolas municipais. Destas, seis unidades escolares avançaram para a fase seguinte. A equipe da EM Dr. Luiz Beraldo de Miranda, no Parque Olímpico, foi a primeira a se classificar. “Foi muito legal! Estamos muito felizes por termos ganhado os dois jogos”, comemorou o aluno Arthur Santos de Oliveira, de 10 anos.
Josué Stefani Silva, professor de Educação Física da escola, comentou sobre a experiência de trabalhar a nova modalidade com os estudantes. “No início foi desafiador, pois era algo novo. No entanto, ao perceberem que era mais simples do que parecia durante a explicação, os alunos começaram a gostar e apresentaram um desempenho muito positivo”, destacou.
Nesta etapa também se classificaram os Cempres Prof. Sérgio Moretti (Jundiapeba) e Drª Ruth Cardoso (Jardim Layr), além das escolas municipais Prof. Adolfo Martini (Vila Industrial), Profª Doracy Baptista de Campos Pereira (Vila Brasileira), Prof. Benedito Laporte Vieira da Motta (Jundiapeba) e o time formado pela EM Fujitaro Nagao (Bairro do Nagao) e EM Rural Bairro São João (Biritiba Ussu).
Mais 12 escolas municipais participaram das disputas na quinta-feira (03/04), no Kosmos Clube. Neste dia, passaram para a próxima fase o Cempre Prof. José Limongi Sobrinho (Botujuru), a EM Prof.ª Guiomar Pinheiro Franco (Jardim São Pedro), a EM Profª Sônia Brasil de Siqueira Andreucci (Jardim Margarida), a EM Dr. Isidoro Boucault (Vila da Prata), a EM Des. Armindo Freire Marmora (Vila Nova Aparecida) e a EM Rural Benedito Pereira de Paula (Beija Flor).
Para Graziele Fonseca da Silva, mãe da aluna Victória Fonseca, de 10 anos, da EM Dr. Isidoro Boucault, atividades como essa colaboram para o desenvolvimento da filha. “Estou bem feliz, porque é a primeira vez que ela participa. Estamos bem emocionados”, disse.
A classificação para a final da próxima terça-feira (08/04) aconteceu nesta sexta-feira (04/04) no Kosmos Clube. Disputarão a próxima etapa o Cempre Drª Ruth Cardoso, a EM Prof.ª Guiomar Pinheiro Franco, a EM Prof. Adolfo Martini, a EM Dr. Isidoro Boucault e a EM Des. Armindo Freire Marmora. O jogo entre a EM Profª Sônia Brasil de Siqueira Andreucci (Jardim Margarida) e a EM Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta (Jundiapeba) não aconteceu devido a um imprevisto, mas as escolas seguem na disputa e uma será classificada para as finais.
A 3ª Olimpíadas e Paralimpíadas, organizadas pelo Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria de Educação, tem o número recorde de participantes em relação às outras edições e conta com apoio dos departamentos da Pasta e da Secretaria de Esporte e Lazer.