O grupo é formado por fiéis da igreja católica de Mogi e Suzano, do ABC Paulista e do interior do Estado, que se reúnem semanalmente, em videochamada, para dialogar e estudar a bíblia.
Na carta sobre o Dia do Trabalho, o grupo levanta questões sobre a origem da comemoração, que é internacional, e surge como uma marca das lutas por justiça social e qualidade de vida.
“Mulheres e homens que trabalham para pagar suas contas: do aluguel, da prestação do apartamento, da prestação do carro, do supermercado, da água, da luz. Você é uma destas pessoas? Quais as dificuldades que você encontra? Quais são as suas alegrias?”, questionam na carta.
Eles também citam na carta o Dia das Mães, que é comemorado no 2º domingo de maio.
Eles escrevem que as dificuldades das mulheres trabalhadoras é diferente das do homem.
“As dificuldades das mulheres são diferentes. Não são iguais às dificuldades dos homens. Quais são as dificuldades das mulheres. E das mães que trabalham?”, escrevem.
A carta ainda alerta paras as diferenças que existem entre os próprios trabalhadores, mas que isso não pode impedir a classe de se unir.
“Hoje existe muita divisão entre os próprios trabalhadores. Divisões que sempre existiram. Que sempre vão existir. Mas que não podem impedir de lutar. “, afirmam.
Páscoa
Sobre a carta da Páscoa, o grupo levanta questões para que o leitor reflita consigo mesmo e em seguida apresenta pistas de onde encontrar respostas.
Por exemplo, na introdução da carta o grupo afirma que a “vida do ser humano e da natureza é uma luta entre o bem e o mal”.
Como pista para respostas, são apresentadas referências da bíblia: “Lc 24,13-18 encontro com de Jesus com os discípulos de Emaús; Lc 1,46-56 projeto de um mundo novo de mudança a ser realizado”.
Carta completa
O mês de Maio começa mais uma vez com o feriado do dia Dia mundial dos trabalhadores. Trabalhadores e trabalhadoras. Mulheres e homens que trabalham para pagar suas contas: do aluguel, da prestação do apartamento, da prestação do carro, do supermercado, da água, da luz. Você é uma destas pessoas? Quais as dificuldades que você encontra? Quais são as suas alegrias?
Maio também é o Mês das Mães. Quais são as suas alegrias? Quais são as suas tristezas?
As dificuldades das mulheres são diferentes. Não são iguais as dificuldades dos homens. Quais são as dificuldades das mulheres. E das mães que trabalham?
O trabalho transforma a vida das pessoas e o mundo em que vivemos. Qual a importância do trabalho para você? Outras pessoas se beneficiam do seu trabalho?
O primeiro de Maio nasceu das dificuldades dos trabalhadores. Nasceu das lutas para melhorar a jornada de trabalho, por descanso digno, férias, aposentadoria. Dificuldades que eram compartilhadas e por isso eram resolvidas. Dificuldades resolvidas através da política, dos sindicatos e dos partidos aliados da classe trabalhadora.
Hoje existe muita divisão entre os próprios trabalhadores. Divisões que sempre existiram. Que sempre vão existir. Mas que não podem impedir de lutar.
Mas é preciso muito cuidado. Cuidado com os conselhos que dividem e enfraquecem as conquistas. Conselhos que partem de outros interesses. Interesses que favorecem a dominação e a exploração da classe que vive do trabalho.
O que fortalece as conquistas dos trabalhadores? O que mais atrapalha? Valeu a pena compartilhar este assunto?