Emoção e fé marcam cerimônia de abertura da Festa do Divino 2023, em Mogi das Cruzes


A cerimônia, realizada nesta quinta-feira (18), também foi envolvido pela sensação de recomeço. Pela primeira vez, desde o início da pandemia, o evento terá programação completa.
Cortejo de abertura da Festa do Divino de Mogi das Cruzes
Eduarda Hutter/g1
Os sentimentos de fé e devoção marcaram o início da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes. A cerimônia, realizada nesta quinta-feira (18), também foi envolvida pela sensação de recomeço. Pela primeira vez, desde o início da pandemia, o evento terá programação completa.
Uma expectativa que já se notava desde o meio da tarde, quando os festeiros Josmar Cassola Silva e Maria Tereza Pereira Cassola Silva abriram as portas de casa, onde está o altar da festa, para o início das celebrações.
“Muita emoção. A gente se emociona, porque, na verdade, estamos há três anos sem essa parte total, sem a festa no total dela. Se Deus quiser, vai dar tudo certo. Muitas coisas novas, muitas novidades. As pessoas, a cidade de Mogi, vão estar respirando festa do divino agora por 10 dias”, comenta Maria Tereza.
LEIA MAIS
Casados há 28 anos, empresários são escolhidos como festeiros da Festa do Divino de Mogi pela segunda vez
Cavalhada, império na casa do festeiro e até liberação de um preso: veja tradições da Festa do Divino de Mogi que foram perdidas
Congada Batalhão de Nossa Senhora Aparecida, de Mogi das Cruzes, chega à casa dos festeiros para abertura da Festa do Divino 2023
Eduarda Hutter/g1
Com a chegada do grupo de congada Batalhão de Nossa Senhora Aparecida, os devotos deram início à cerimônia de abertura da Festa do Divino 2023. Quem celebrou a abertura do festejo foi o padre João Paulo da Silva. “Será a primeira vez que vou participar como orientador espiritual da festa por completo. A gente assumiu no período da pandemia, aquele tempo que fizemos as carreatas, muitas coisas não pudemos fazer. Agora é uma retomada para mim também”, relata.
Padre João Paulo da Silva celebra abertura da Festa do Divino 2023
Eduarda Hutter/g1
“Cumprimentando as pessoas, as pessoas chegando até nós, todo o povo está com uma expectativa muito grande de tudo: novenas, alvoradas, da quermesse. Estão muito entusiasmadas a participar. Tenho certeza que a festa desse ano vai ser um sucesso, muito abençoada por Deus”.
Após o padre abençoar o altar do Divino, os festeiros e capitães-de-mastro de 2022 receberam de volta as bandeiras deles. Além disso, os festeiros e capitães de mastro deste ano apresentaram à comunidade as bandeiras deste ano, diretamente da sacada da casa. Aplausos e cliques de câmeras foram a trilha sonora do momento. Claro, tudo isso acompanhado do sorriso dos festeiros – uma expressão de alívio e sensação de dever cumprido.
Cerimônia de abertura da Festa do Divino Espírito Santo em Mogi das Cruzes é realizada nesta quinta-feira (18)
Eduarda Hutter/g1
Na retomada da quermesse da Festa do Divino, organização mantém projeto de sustentabilidade ‘Divino Verde’
Veja programação completa da quermesse da Festa do Divino de Mogi
Neste ano, a festa tem como tema “Divino Espírito Santo, fortalecei a fé e a união nas famílias” e, segundo o ex-festeiro, Ricardo Lima da Costa, o tema não poderia ser melhor. “Esse lema nos fortaleceu e nos deu a certeza de que não faltariam pessoas para ajudá-los [festeiros] nessa missão”, afirma.
Ao fim desta etapa, os festeiros, capitães-de-mastro e devotos seguiram em cortejo até a Prefeitura. Trata-se de um simbolismo para indicar que a celebração está liberada para todos a comunidade.
Cortejo da Festa do Divino de Mogi das Cruzes chega à sede da Prefeitura
Eduarda Hutter/g1
No local, festeiros e capitães-de-mastro foram recebidos pela vice-prefeita Priscila Yamagami e secretários. O prefeito Caio Cunha (Podemos) não pôde participar da cerimônia porque, segundo a administração municipal, ele está em viagem oficial aos Estados Unidos para receber um prêmio.
Após a benção do bispo Dom Pedro Luiz Stringhini, os devotos seguiram então em caminhada em direção à Praça Coronel Almeida, no Centro, onde o Império foi montado.
Cortejo da Festa do Divino de Mogi das Cruzes deixa a Prefeitura e segue em direção à Praça Coronel Benedito de Almeida onde está o Império
Eduarda Hutter/g1
A emoção era tanta que nem o frio afastou os devotos, que aguardavam ansiosos pela abertura da festa. Agasalhados e abraçados pela fé, seguiram em caminhada, colorindo o centro da cidade de vermelho. Vale destacar também que alguns devotos decidiram acompanhar a procissão pela janela de casa.
Devotos acompanham cortejo da Festa do Divino de Mogi das Cruzes pela sacada
Eduarda Hutter/g1
Na chegada à Praça Coronel Almeida, bispo, vice-prefeita e festeiro fizeram o hasteamento das bandeiras de Mogi, do Divino e da paz. Quem acompanhou tudo de perto foi a devota Atilia Grecco, de 69 anos, que contou participar da festa desde pequena.
“Minha mãe trazia a gente. Tenho isso como uma herança. Era uma festa pequeníssima. Foi crescendo, foi indo, e estou até hoje, com a graça do Divino. Espero que o Divino Espírito Santo ilumine nossa cidade, ilumine nossos governantes, que traga luz e esperança para a cidade. Eu comemoro a novena inteirinha, estou querendo compartilhar alegria com todos”, celebra.
Devota Atilia Grecco conta que acompanha a Festa do Divino todos os anos, desde pequena
Eduarda Hutter/g1
Tempo depois, foi feito o levantamento do mastro, que é um momento importante na celebração. O ato simboliza a ligação entre o céu e a terra, além de marcar a abertura oficial do evento, indica que a cidade está em festa.
Levantamento do mastro simboliza a ligação entre o céu e a terra
Eduarda Hutter/g1
“Quero saudar a todos que participaram da organização da festa e todos que estão presentes nessa abertura. Com isso, nós pedimos a benção de Deus, a orientação de nosso senhor Jesus Cristo e a luz e os dons do Divino Espírito Santo”, celebra o bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini.
A abertura do Império foi marcada por um grupo de violeiros do distrito de Biritiba Ussu. No momento, devotos se uniram em frente ao local para assistir a benção do bispo.
Grupo de violeiros de Biritiba Ussu participa da abertura do Império
Eduarda Hutter/g1
Por fim, com o Império liberado para todos, os fiéis puderam entrar para rezar, agradecer, fazer pedidos e até assinar um livro de presença. Da praça, todos saíram em passeata para a tradicional quermesse, no Mogilar, que foi retomada após três anos de suspensão por conta da pandemia de Covid-19.
Império da Festa do Divino é aberto nesta quinta-feira (18)
Eduarda Hutter/g1
LEIA MAIS
Temaki, porco no rolete e frango frito são novidades gastronômicas da Festa do Divino de Mogi em 2023; saiba mais opções do cardápio
Festa do Divino de Mogi anuncia cartão para consumo em barracas e decoração feita com projetores
VEJA MAIS FOTOS DA CELEBRAÇÃO
Altar da Festa do Divino Espírito Santo 2023, em Mogi das Cruzes, é abençoado
Eduarda Hutter/g1
Casal de festeiros apresenta bandeira da Festa do Divino de Mogi das Cruzes 2023
Eduarda Hutter/g1
Bandeirinhas enfeitam região central de Mogi das Cruzes na Festa do Divino Espírito Santo 2023
Eduarda Hutter/g1
Império da Festa do Divino de Mogi das Cruzes é oficialmente aberto
Eduarda Hutter/g1
Bandeiras do Divino tomaram conta do centro de Mogi das Cruzes durante abertura da Festa do Divino
Eduarda Hutter/g1
Império da Festa do Divino de Mogi das Cruzes 2023
Eduarda Hutter/g1
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.