Em reunião com o governo do Estado, Condemat discute extensão de linhas da CPTM e criação de BRT no Alto Tietê


Projetos foram alguns apresentados junto à Secretaria de Transportes Metropolitanos, na terça-feira (6). Segundo o presidente do Condemat e prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Pode), obras de acessibilidade na estação Aracaré terão início nas próximas semanas. PPI-SP: propostas de concessão abrangem mais de dois mil quilômetros de rodovias
O presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Caio Cunha (Pode), que também é prefeito de Mogi das Cruzes, esteve na terça-feira (6) na Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado para apresentar as demandas do Alto Tietê em relação à mobilidade urbana e transporte público.
O governo do estado começou a estruturar o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) de São Paulo. As propostas de concessão abrangem mais de dois mil quilômetros de rodovias, que devem alcançar R$ 42,3 bilhões em investimentos. A Mogi-Dutra está enquadrada nesse pacote e, segundo o governo, já foram contratados estudos para avaliação da viabilidade e modelagem de negócio.
Estação de Mogi das Cruzes da CPTM
Maiara Barbosa/G1
O cronograma inclui também a concessão de linhas de transporte público sobre trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). aqui na nossa região, entram no pacote as linhas 11-Coral e 12-Safira. Segundo Cunha, a ampliação da Linha 12-Safira até a estação Suzano e o início das obras da estação Aracaré, em Itaquaquecetuba, foi um dos projetos discutidos no encontro.
“Nós tivemos a oportunidade de estar com o secretário (de Transportes Metropolitanos) Marco Assalve, ainda essa semana, onde a gente foi resgatar alguns projetos já existentes aqui na nossa região. Lembrando que a região do Alto Tietê tem 3 milhões de habitantes, uma parcela muito significativa da população do estado, e que 80% dessa população, dos usuários, na verdade, circulam na própria região. Então, há projetos que já estavam bem encaminhados, que a gente precisa que seja dada continuidade, como, por exemplo, o Terminal Suzano Sul, que liga a Linha 11 à Linha 12 da CPTM, e que hoje é feito só pela estação Calmon Viana. Então, esse terminal dá possibilidade de uma conexão mais rápida, tanto com Itaquaquecetuba como também com a estação USP Leste. Obviamente a gente trouxe também pauta da nossa cidade (Mogi das Cruzes), como a modernização das nossas estações e a extensão até o distrito de César de Souza. O governo já apontou que, nas próximas semanas, inicia-se a obra da estação de Aracaré, em Itaquaquecetuba”.
Distância entre o trem e a plataforma é um dos problemas da estação Aracaré, em Itaquaquecetuba.
TV Diário/Reprodução
Em relação a Mogi das Cruzes, maior cidade em território e população da região, a modernização das quatro estações que integram a Linha 11-Coral.
“O processo, na verdade, de publicação de edital pra modernização das estações de Mogi das Cruzes, que são quatro, ainda vai ser publicado. Mas diferente do outro, onde depositava todo o peso em cima da iniciativa privada, hoje há um aporte do próprio estado pra que isso aconteça. Então, ao contrário do que aconteceu nas outras estações que não deram certo, ou seja, não era viável para as empresas concorrerem ao processo licitatório, hoje o estado está disposto a ele mesmo fazer esse investimento. Então, nos próximos meses vai ser publicado o edital e aí a gente vai ter uma novidade de qual empresa que vai começar”.
Além disso, o projeto de extensão da Linha 11 até César de Souza, em Mogi, também foi apresentado no encontro. Segundo o presidente do Condemat e prefeito da cidade, caso não seja possível a ampliação da linha até o distrito, o BRT ou o VLT podem ser algumas das alternativas para os usuários do transporte público na cidade.
“Nós fizemos um trabalho de levantamento de dados. Quando foi sinalizado, há um bom tempo atrás, a possibilidade dessa extensão, César de Souza não era do tamanho que é hoje. É um distrito que cresceu consideravelmente. Então, nós levamos algumas informações atualizadas e, mais do que isso, apresentamos a possibilidade, o pedido que, se não for um trem convencional, que possa ser feito o sistema de BRT ou VLT, que é um modal mais barato e que atende a necessidade. Então, eles gostaram muito da proposta. Era uma proposta antiga, na verdade, da CPTM, de uns 20 anos atrás, talvez, que a gestão da época não entendeu essa inovação, mas que hoje pode ela pode ser viável. É um levantamento de custo, mas já sinalizando: pra quem não sabe, o trecho entre Estudantes e César de Souza é de uma concessão federal, a MRS. Na semana que vem, a gente tem uma reunião com a diretoria deles pra casar esses dois interesses e, quem sabe, ter boas notícias”.
Outro assunto discutido na reunião foi a criação de uma linha de BRT na região. Durante a campanha eleitoral das eleições de 2022, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), então candidato, propôs o projeto, com a justificativa de que poderia unir as cidades do Alto Tietê e através de uma ligação com as linhas da CPTM que já atendem a região. Para Cunha, este tipo de transporte público pode oferecer economia em investimento e também eficiência aos usuários.
“Também (foram apresentadas) outras demandas, como o BRT que, infelizmente, está com uma questão de licenças ambientais, que passa pela cidade de Arujá, Ferraz, Poá e Itaquaquecetuba. É um modal mais moderno, mais barato, mas muito eficiente, principalmente nessa locomoção entre cidades”, finalizou o prefeito.
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