AGFE recebe principais candidatos à Prefeitura de Mogi

A Agência de Fomento Empresarial (AGFE) abriu espaço na noite desta quinta-feira (19) para os três principais candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes conversarem com representantes das empresas associadas e convidadas sobre seus planos de governo e também respondessem perguntas dos presentes. A cada um dos candidatos foi disponibilizada uma hora, no espaço de eventos da Offer Importados, na Vila Oliveira.

O objetivo era entender os planos e metas dos proponentes à Prefeitura, no que se refere à geração de emprego e renda, à atração de novos investimentos para a cidade e, de que forma, a AGFE pode contribuir para esses resultados.

“O pedágio, atração de novas empresas, programas de qualificação de mão de obra, relacionamento com o governo do estado – esse um dos maiores desafios da atualidade – são alguns assuntos que precisam ser tratados com todos. Tudo isso para entender como é possível colocar Mogi na rota de investimentos de grandes grupos. Nós precisamos encontrar um caminho para dar vocação para a cidade de Mogi”, pontuou Claudio Costa, diretor executivo da AGFE.

É uma preocupação comum das empresas associadas entenderem qual o cenário proposto por cada um dos candidatos, visto que essas decisões influenciam diretamente na rotina das organizações.

“A Nachi veio para Mogi por uma questão estratégica de logística. Com o passar dos anos, isso melhorou muito. Talvez a gente cidade precise amadurecer mais e mostrar Mogi para outros estados e países. É essencial também modernizar o desenho do trânsito da cidade, para que as empresas tenham uma visão de escoamento de carga, chegada e saída dos funcionários mais tranquila”, pontuou Anderson Santos, gerente geral de Divisão de Vendas na Nachi Brasil.

Além de oferecer condições atrativas para as novas empresas, é preciso também entender as demandas comuns das organizações que estão instaladas na cidade e sofrem assédio de outros municípios que oferecem condições mais atrativas.

A mineradora Embu S.A mantém uma jazida na Serra do Itapeti. O transporte até o local ainda é um dos desafios que a unidade enfrenta ainda hoje. “Os empresários sentem muito a questão da infraestrutura, mão de obra qualificada, que são desafios comuns à maior parte deles. É preciso educar o jovem para o mercado de trabalho”, pontua Rogério Madureira Costa, gerente administrativo da Embu.

Os candidatos

Téo Cusatis (PSD), candidato à vice-prefeito de Mara Bertaiolli (PL), foi quem representou a chapa no evento. Ele apresentou 19 pontos do Plano de Governo e defendeu uma gestão participativa. “Uma demanda dos empresários é a redução do ISS, que foi aumentado recentemente. Podemos reduzir, mas qual é contrapartida que vamos ter? É preciso que as contas da prefeitura fechem também. O empresário precisa ganhar, mas quando a gente abre mão de um recurso, nós precisamos ter uma contrapartida. Eu espero que a AGFE seja nosso braço direito na condução desses desafios e no desenvolvimento da cidade”, disse Téo.

Segundo a falar, Rodrigo Valverde, candidato do PT, detalhou sobre projetos que englobam oportunidade aos jovens e qualificação de mão de obra para a cidade e de entender por que Mogi não é atraente hoje. “Alguma coisa impediu o desenvolvimento de Mogi no decorrer nos anos. É por isso que a gente quer romper com essas barreiras de interesses individuais acima dos interesses da cidade, pessoas não sérias responsáveis por atrair empresas da cidade. É preciso que se tenha vontade política, projeto e força de execução para reverter essa situação”, pontuou Valverde.

Acompanhado do candidato à vice-prefeito, Caio Cunha, que tenta a reeleição pelo Podemos, foi o terceiro a conversar com os convidados. Ele reconheceu a importância de a cidade ter um grupo segmentado como a AGFE para desenvolver políticas públicas para um público específico. “Nós conseguimos recuperar a economia da cidade sem aumentar imposto. Fizemos isso deixando a cidade mais atrativa. Mais do que a isenção de imposto, doação de terreno, é oferecer a facilitação de todo o processo burocrático. A principal função da prefeitura é facilitar o desenvolvimento da cidade para que as empresas também se desenvolvam”, ressaltou Caio.

O post AGFE recebe principais candidatos à Prefeitura de Mogi apareceu primeiro em O Diário de Mogi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.