O número é referente ao 2º semestre deste ano. De acordo com a secretaria, dos pedidos efetuados, foram aprovadas as solicitações de 600 estudantes. Pelo menos 558 para recadastros e 42 são de novos registros.
Outros 255 seguem em processo de análise.
A meta é atingir 3 mil registros até o encerramento das inscrições, dia 30 de setembro, e receber toda a documentação até 18 de outubro.
A iniciativa é promovida pela Secretaria de Educação em parceria com a Radial Mais Transporte e tem como objetivo conceder gratuidade aos estudantes que utilizam as linhas de ônibus municipais para deslocamento aos seus estabelecimentos de ensino.
De acordo com a secretaria, 2.783 estudantes realizaram solicitações no 1º semestre deste ano.
Sobre as inscrições, a Prefeitura de Suzano informou que, tanto pela primeira vez quanto na renovação, o estudante deve residir na cidade e ter uma renda familiar mensal de até três salários mínimos ou uma renda per capita de meio salário mínimo, comprovada por meio da Folha Resumo do Cadastro Único (CadÚnico). Os cadastros devem ser feitos pelo site www.suzano.sp.gov.br/web/passe-livre.
Ao acessar o portal, o estudante deve clicar no botão vermelho “Inscrições/Consultas: 2º Semestre de 2024” e inserir o CPF.
Em seguida, ele informará os dados pessoais como nome completo, data de nascimento, endereço de residência, e-mail e número de celular, além de detalhes como a instituição de ensino, carga horária, curso e a linha utilizada no trajeto.
Após o preenchimento, o usuário deve salvar e imprimir o formulário e o encaminhar para validação da instituição de ensino. Em seguida basta aguardar a análise dos documentos enviados, sendo atendido apenas após a aprovação dos dados digitalizados no endereço eletrônico citado, conforme o cronograma.
Além da solicitação, o interessado ainda pode encontrar no site a seção “Dúvidas Frequentes”, um vídeo tutorial contendo o passo a passo para realizar a inscrição do benefício e, ainda, o cronograma completo das etapas no semestre e as exigências no momento do envio da documentação.
O secretário Leandro Bassini lembrou que o volume de cadastros deixados para a última hora pode resultar em uma espera maior por parte dos estudantes. “No começo do mês alertamos sobre a importância de antecipar os pedidos, mas muitos deixaram para a última hora e isso sobrecarrega nossas equipes. Portanto é importante que os estudantes tenham paciência neste momento para a liberação do Passe Livre”, afirmou.